O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está realizando uma megaoperação com o despacho das urnas eletrônicas para os 853 municípios mineiros. Os equipamentos começaram a ser despachados no dia 14 de setembro e na manhã desta sexta-feira, 18, chegaram a Manhuaçu.
Devidamente lacradas, foram conferidas e armazenadas no Cartório Eleitoral do município. “Primeiro a gente faz essa conferência, para ver se veio direitinho, o patrimônio, a quantidade e depois dar carga na urna. A gente recebe as informações do TRE para inserir na urna, que são os dados dos candidatos, dos eleitores, o processo eleitoral em si”, explica o chefe do Cartório Eleitoral de Manhuaçu, Savele Xavier de Barros.
As urnas ficam armazenadas em um depósito do Tribunal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde passam por manutenção e limpeza antes de cada eleição. Para o envio aos municípios, cada uma é embalada cuidadosamente em caixa própria.
Os números impressionam. Nesta etapa, mais de 42 mil urnas estão sendo enviadas para 308 localidades, sendo 282 zonas eleitorais e 26 postos de atendimento. Ao todo, 96 caminhões percorrerão cerca de 70.000 km para cumprir essa missão.
Quando chegam ao destino, as urnas eletrônicas são guardadas nas sedes dos cartórios, nos Fóruns do Tribunal de Justiça ou em batalhões da Polícia Militar. No final de outubro, começa a ser feita a carga das urnas, com a inserção dos dados de eleitores e candidatos. É depois desse processo que elas estarão prontas para receber os votos dos quase 16 milhões de eleitores mineiros para prefeito e vereador.