PM de Meio Ambiente de Manhuaçu prende homem por provocar incêndio em vegetação
Na manhã de segunda-feira dia 31, durante patrulhamento a equipe do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente visualizou grande nuvem de fumaça proveniente do bairro São Jorge, em Manhuaçu.
A equipe compareceu ao local e deparou com um incêndio que teve início em uma área de lotes ao longo da Rua Jaguarai e se encontrava queimando a vegetação em direção a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Irmã Sheila.
Imediatamente os policiais militares do meio ambiente combateram as chamas que ainda não haviam atingido o interior da mata, debelando o incêndio.
O autor de 43 anos de idade foi preso em flagrante delito e em desfavor dele foi confeccionado o Auto de Infração no valor de R$ 1.855,80.
Durante conversa, o responsável contou aos militares que após atear fogo no lote, devido o capim se encontrar muito seco, o incêndio se propagou rapidamente, ficando sem controle. Inicialmente o fogo queimou a vegetação predominantemente de origem exótica e posteriormente vegetação nativa em estágio inicial de formação florestal.
O Comandante do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente, Tenente Rodrigues esclareceu que provocar incêndio em mata e floresta é crime previsto na lei 9.605/98. Além de ser crime e infração administrativa essa conduta provoca inúmeros danos materiais e ambientais contra a flora e fauna. Alertou também para o fato de estarmos em um período seco e de ventos fortes, combustíveis naturais para a rápida propagação de fogo.
Algumas dicas para evitar as queimadas e incêndios florestais são:
- Não jogar bituca de cigarros próximo a vegetação;
- Não queimar o lixo, principalmente se estiver próximo a qualquer tipo de vegetação;
- Fazer aceiros no entorno de matas, florestas e locais de vasta vegetação, conservando-os limpos. Se a vegetação a ser protegida for ao longo de estradas, construir aceiros margeando essas vias.