A partir da próxima semana, instituições de ensino superior públicas e privadas podem retomar aulas presenciais em Minas Gerais. As escolas de educação básica poderão voltar a partir do dia 5 de outubro. O anúncio foi feito pelas Secretarias de Estado de Saúde e de Educação em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (23).
O critério, de acordo com o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, é que, no caso das instituições de ensino superior, as cidades estejam incluídas na onda amarela do programa Minas Consciente.
A macrorregião Leste do Sul, a qual Manhuaçu faz parte, segue na onda Amarela do programa Minas Consciente, enquanto a microrregião de Manhuaçu está na onda Vermelha. Quando acontece isso, o Executivo Municipal pode escolher e determinar qual onda se estabelecer. O Governo do Estado ressalvou que, mesmo que o município esteja inserido no Minas Consciente, caberá ao Executivo Municipal decidir ou não pela retomada das atividades.
Das 14 macrorregiões de saúde, 13 estão na macrorregião amarela e já podem retomar as aulas para cursos de graduação, pós-graduação e livres.
No caso da educação básica, que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, é necessário que as escolas estejam em cidades na onda verde do Minas Consciente. Apenas uma macrorregião, norte, está na onda verde e pode retomar as aulas presenciais para crianças e adolescentes.
O protocolo com as diretrizes para a retomada segura das aulas será divulgado pelo governo estadual na próxima semana.
Nas escolas estaduais, segundo a Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, as aulas presenciais se iniciarão, gradativamente, a partir do 3º ano do ensino médio, em função da proximidade com o Enem.
Segundo a secretária, a estratégia para retorno às aulas ainda está em construção e não foi estabelecida data.
Com informações de G1