Na madrugada deste sábado, a igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Vilanova, foi arrombada e toda revirada. Os vândalos não respeitaram nem a sacristia, onde abriram o sacrário com o auxílio de algum objeto e depois o derrubaram no chão.
O clima entre os paroquianos era de consternação ao ver tudo remexido. Membros de pastorais iniciaram cedo o trabalho de limpeza. Padre Adair José de Freitas, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, conta como foi encontrar a igreja nessa condição. “Quando cheguei pela manhã para minhas orações habituais encontrei a igreja nessa situação. Logo fui à capela do Santíssimo e lá tive a triste constatação que não respeitaram nem esse local tão sagrado para nossa comunidade. Ao acessar outros cômodos percebi que quatro portas foram arrombadas e outras estruturas foram remexidas”, informou.
Ainda segundo Padre Adair a impressão que ficou é que o autor ou os autores estavam em busca de dinheiro. “Na noite de sexta-feira celebramos a Santa Missa e depois a igreja foi totalmente fechada, como de costume. Quem invadiu levou uma pequena importância em dinheiro, proveniente da entrega do dízimo dos nossos fiéis. Mas o que mais no machuca é mesmo vez que esse espaço sagrado não foi respeitado”, lamentou, acrescentando que seu sentimento no momento é de tristeza, mas não de raiva. “Peço a toda a comunidade católica que reze por quem fez isso. Cultivar o ódio no coração neste momento não vai ajudar em nada, pelo contrário, pode fazer mal. Confiamos nas autoridades para apurar o que de fato aconteceu e seguimos firmes no nosso propósito de levar a Palavra de Deus ao nosso povo, que é nossa verdadeira missão”, finalizou.
A Polícia Militar registrou a ocorrência e já tem suspeito da invasão. Até o fechamento dessa reportagem as diligências seguiam no sentido de encontrar os responsáveis pelo ato de vandalismo.
Klayrton de Souza