A partir desta segunda-feira, 20/07, inicia o funcionamento em Manhuaçu, da clínica veterinária montada pelo município para atendimento a cães e gatos, que estiverem doentes, soltos e maltratados pelas ruas da cidade. Vários estudos foram realizados para viabilizar o projeto, que se tornou realidade para a população manhuaçuense.
A clínica localizada na Rua Maria Alves Almeida (Bairro Lajinha) possui dois consultórios, farmácia, sala de cirurgia e laboratório. Também possui área administrativa, com recepção e uma equipe altamente qualificada para o atendimento.
De acordo com o coordenador, Rafael Rolim, o atendimento será direcionado somente para animais doentes, que estiverem soltos pelas ruas. Serão acolhidos, medicados e quando curados podem ser adotados. Caso não ocorra, serão cadastrados, castrados e soltos novamente. “O nosso trabalho será voltado para os animais de rua que sofrem maus tratos, ficam abandonados e adoecem. Também vamos implementar a castração móvel para otimização do controle populacional municipal”, explica Rafael Rolim.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, essa é mais uma conquista para a população de modo geral, sobretudo, para os protetores de animais. Outra preocupação do município é que, o acúmulo de animais abandonados acaba passando doenças para as pessoas e sofrem maus tratos.
Funcionamento da Clínica Neima Rosa Lopes
O nome foi escolhido para homenagear a distinta moradora do Bairro Bom Jardim, Neima Rosa Lopes, que foi uma defensora da causa animal. Por várias vezes, ela recolheu cães abandonados e cuidava em sua casa, para que os animais não sofressem maus tratos nas ruas. Também cuidava dos animais doentes, até que eles recuperassem.
Para estabelecer as diretrizes e funcionamento, o coordenador da Clínica Municipal, Rafael Rolim reuniu com voluntários protetores de animais. Durante a reunião ficou acertado que o atendimento obedecerá a critérios como agendamento via telefone e e-mail. A clínica não terá plantão aos finais de semana e funcionará de segunda a sexta-feira das 08 às 17hs. A população e protetores poderão tirar as dúvidas pelo telefone (33) 3331-2157. Também foi o criado o e-mail: clinicamunicipalmanhuacu@hotmail.com
Rafael Rolim explicou as vantagens do novo local, como por exemplo, a boa localização, a qualidade dos serviços que serão prestados e, a comodidade que os protetores terão por não precisarem se deslocar para local longe dos centros urbanos. Foi feita uma apresentação, sobre os principais objetivos da clínica, destacando firmemente que a mesma será direcionada principalmente aos animais de rua, e futuramente poderá ser estendida a proprietários de baixa renda, inscritos em programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o programa Bolsa Família.
Assessoria de Comunicação