DestaqueEducaçãoGeral

DAREI pede ajuda para continuar trabalho durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus afetou todos os segmentos da sociedade civil. Comércio, escolas, jornais e revistas e também as entidades de assistência social. Em Manhuaçu, a Divisão de Assistência Recuperação e Integração (DAREI) atua há 35 anos na assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, a entidade tem sofrido com o novo coronavírus tanto para atividades com as crianças, quanto com os encargos sociais dos funcionários. As receitas caíram vertiginosamente. Por exemplo, com a paralisação dos trabalhos do fórum, as verbas judiciais ainda não foram destinadas à DAREI. “Nós estamos enfrentando esse momento de pandemia como uma empresa. Nossas arrecadações caíram 60%. As crianças estão sem aula e por isso elas têm permanecido mais tempo aqui e isto faz com que nós tenhamos um trabalho dobrado porque, quando elas têm aula, passam parte do dia fora daqui e com isso as atividades locais tem sido mais intensas. As visitas estão suspensas e com isso temos tido algumas dificuldades”, conta o vice-presidente da DAREI, Sérgio Veiga.
A instituição vive de doações e para isso toda a sociedade deve se conscientizar e ajudar o trabalho realizado pela DAREI. “Nós temos tido dificuldades no pagamento dos encargos sociais. Como nossa arrecadação diminui bastante, temos um convênio com a Prefeitura que cobre 65, 70% das nossas despesas. Não tem como ir atrás de um empresário, então temos uma certa apreensão com esse custo de cerca de oito mil reais de encargos sociais. Quanto aos donativos, quem quiser doar pode vir até aqui ou ligar, pois podemos buscar. Estamos supridos de leite, graças a Deus, mas temos carência de pasta de dente, de gêneros alimentícios, de biscoitos e, como a cozinheira fala, de mistura, uma carne moída, um frango. O pessoal da roça tem trazido sempre banana, agora período de tangerina, abacate, então nós agradecemos o pessoal da área rural que tem sempre enviado seus donativos”, explica.

As obras da quadra poliesportiva estão paralisadas

O período de isolamento social é bastante estressante para todos. Isso é fácil de perceber. Entretanto, para as crianças da DAREI, a pandemia do novo coronavírus também fez com que as visitas fossem suspensas, que é um momento de maior interação delas. “Nós temos sonhado com um ginásio poliesportivo multiuso, que começamos, mas a obra está paralisada”,
A construção da quadra poliesportiva foi anunciada no ano passado e já tem parte da fundação pronta. O projeto, além do espaço multiuso, para esportes e eventos, conta com dois pontos comerciais para serem alugados a fim de auxiliar a entidade a custear suas despesas. “Se nós já tivéssemos essas duas lojas nos daria condições de pagar esses encargos sociais. E aí nós teríamos também esse ginásio, onde poderíamos fazer o nosso caldo, festival da pipoca, festival do picolé, porque mais do que arrecadação é importante manter viva a entidade no coração da comunidade de Manhuaçu”, ressalta.
A DAREI disponibilizou duas contas correntes para quem deseja realizar doações, são elas:

No Banco do Brasil:
Conta Corrente: 5929-3
Agência: 0316-6

No Sicoob:
Conta Corrente: 864-8
Agência: 3049

Para mais informações, o telefone da DAREI é o (33) 3331-3749.

João Vitor Nunes

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo