A Atenção Primária à Saúde realizou encontro para capacitação, através do programa Educação Permanente para médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), Hospital Municipal, Odontologia. O encontro aconteceu no anfiteatro da Câmara de Vereadores, para que os participantes pudessem ter aproveitamento e discussão das ações no atendimento, sobretudo, a situação dos de Leptospirose.
Para palestrar aos profissionais, a coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos convidou o médico Infectologista, Dr. Thiago Heringer, que soma experiência no assunto e vem acompanhando a evolução de casos registrados.
Ele ressaltou a importância, o cuidado que precisa ter para a realização do diagnóstico, avaliação e acompanhamento, já que o período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas pode variar de 1 a 30 dias.
Outro fator importante é com o tratamento da Leptospirose envolvendo casos leves, pois o atendimento é ambulatorial, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade.
O tratamento deve ser indicado por profissional médico. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco.
Também foi discutido e apresentado aos participantes da capacitação, a situação da Assistência Farmacêutica pelo coordenador, Flávio Reis e a farmacêutica, Liliane Teixeira Pimentel destacando a Política Nacional de Medicamentos. Ressaltaram ainda a preocupação para garantir a qualidade dos medicamentos e acesso à população.
Eduardo Satil