Interatividade: plataformas do Jornal Tribuna do Leste ainda mais próximas com o QR Code
Nas últimas semanas você tem percebido um selinho na capa do Jornal Tribuna do Leste e em algumas reportagens da nossa equipe. É um QR Code. Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis.
QR Code, que é uma sigla em inglês para Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida, é um código mais avançado e com mais funções que o antigo código de barras. Aqui vamos te explicar o que é QR Code e qual a diferença entre ele e um código de barras convencional.
É utilizado como uma ferramenta que pode acelerar e facilitar o acesso a diversas plataformas on-line, como sites e aplicativos. No Jornal Tribuna do Leste, tem sido usado para que nossos leitores possam acessar as nossas produções multimídia no tribunadoleste.com.br e em nossas redes sociais.
Para fazer o uso de um QR Code, basta apontar a câmera de seu smartphone para o código. Automaticamente, o celular reconhece as informações contidas no código e te dá a opção para que você acesse o link presente no QR Code, como na foto ao lado.
A ideia é oferecer informação complementar, que não caberia na edição impressa da publicação. Como na internet não há limites para a publicação de textos, é nela que os conteúdos extras são apresentados.
Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?
A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós.
Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.
Agora que você entendeu tudo sobre o QR Code, não fique de fora! Use as nossas dicas e economize muito tempo com essa fantástica tecnologia que ganha cada vez mais espaço nas nossas vidas.
João Vitor Nunes com informações de TechTudo