DestaqueGeral

DETRAN de Manhuaçu inaugura avaliação digital

Já está operando desde a segunda-feira, 17 de fevereiro, o novo sistema de avaliação para postulantes à Carteira Nacional de Habilitação. A partir da data todos os candidatos que fizeram o exame de legislação puderam responder suas questões diretamente em um sistema informatizado.

Durante o ano a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil avaliou os candidatos em provas de múltipla escolha, porém manuscrita. Isso tornava o processo mais lento e mais caro. “No sistema anterior nosso custo operacional era grande porque a gente empregava dois policiais para aplicar a prova, um para lançar o resultado da prova e assim o resultado demorava mais para sair”, explicou Dr. Carlos Roberto, delegado regional e chefe do DETRAN, acrescentando que as possibilidades de agendamento de provas também flexibilizaram bastante. “Com a inauguração do processo informatizado todos os candidatos agendaram e fizeram suas provas e não ouve qualquer interrupção ou travamento de sistema durante o primeiro dia de mudança. Com isso, já podemos melhorar e ampliar o serviço. A partir da próxima semana após o carnaval já vamos ofertar o serviço em horários que possam atender a demanda de todos os candidatos. Agora vamos disponibilizar horários no período de almoço, durante a noite e até aos finais de semana, exatamente para atender às pessoas que encontravam dificuldade de vir aqui nos horários anteriores”, destacou o delegado.

Um dos responsáveis pela aplicação da prova anterior, o auxiliar do DETRAN Laércio Reiff coordena o sistema atual. Entre outros benefícios o policial civil destaca a economia. “A impressão de papel anteriormente chegava à ordem de 8 resma por mês e isso acabou. Além disso a inclusão dos dados no sistema é instantânea. Também temos a vantagem da identificação mais rápida do candidato e a redução da chance de fraude, uma vez que quem vai fazer a prova chega aqui e aciona o sistema por meio de biometria e no mesmo momento a sua foto aparece na tela do computador”, informou.

Atualmente o DETRAN de Manhuaçu conta com oito computadores disponíveis para a realização da prova de legislação. Esse número é mais que suficiente para dinamizar o serviço. “Podemos avaliar oito candidatos a cada 1h15min e isso corresponde a 48 avaliações por dia. Nossa demanda mensal não chega a 500 candidatos o que significa que temos tempo de sobra até para ampliar o atendimento no caso de necessidade”, finalizou Dr. Carlos Roberto.

A 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil passa por reformas importantes e os espaços estão sendo completamente modificados, especialmente no térreo da unidade. Quando o serviço estiver concluído o DETRAN de Manhuaçu vai receber um novo espaço que promete ser mais amplo e confortável para os candidatos. Apesar de contar com algumas extensões do serviço em cidades vizinhas, o exame de avaliação de legislação é restrito a Manhuaçu e vai continuar concentrado somente na sede da DEPOL.

Klayrton de Souza

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo