Trânsito

Conselho Municipal de Trânsito discute Rotativo e Municipalização do Trânsito

O Conselho Municipal de Trânsito está buscando alternativas para amenizar o caos em que se encontra o trânsito de Manhuaçu. Para isso, várias reuniões estão acontecendo no sentido de ouvir opiniões, para que haja consenso em alguns pontos e detalhes sobre a proposta de municipalização do trânsito na cidade.
Durante reunião ocorrida na terça-feira, 21, representantes da sociedade civil e do Poder Público discutiram a municipalização e o estacionamento rotativo, cujo projeto de Lei no 002/2020, de autoria do Poder Executivo já foi enviado à Câmara de Vereadores para regulamentar o estacionamento em 29 ruas do município.

Ainda fez parte da pauta da reunião do Conselho de Trânsito, os novos empreendimentos que estão sendo instalados no Bairro Bom Pastor e o impacto que podem causar no trânsito e para os moradores.
O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, o delegado Carlos Roberto de Souza explica que a partir de agora o trânsito de Manhuaçu fica atrelado à Secretaria Municipal de Planejamento e ao Departamento de Trânsito, que passará a contar com recursos próprios para realizar investimentos necessários, com acompanhamento de profissionais da área, tais como engenheiros e analistas para sinalizar as vias e realizar as alterações necessárias para a fluidez de veículos na cidade.

Os conselheiros tomaram conhecimento do projeto e assinalaram como sendo saída para melhorar a situação do trânsito

Em 2019 foram expedidas quase duas mil unidades de Carteira Nacional de Habilitação e logicamente essas pessoas vão adquirir um carro. Para aliviar esse impacto, o Departamento de Trânsito fica responsável por elaborar um cronograma e assim evitar que continue o caos como acontece atualmente. “A ação planejada pode ser a saída para tudo isso. Com a chegada do Rotativo, poderá facilitar e evitar que determinada pessoa fique o dia inteiro com o carro parado no mesmo lugar. Trabalhar a consciência do motorista também será importante, para ceder o lugar a terceiros”, detalha Dr. Carlos Roberto de Souza.

Municipalização do trânsito na mesa do Conselho
De forma bem sintetiDe forma bem sintetizada, a Diretora da Secretaria de Planejamento, Anna Carulina Lopes Pinto explanou sobre a municipalização do trânsito explicando que todo o trabalho está sendo feito pela PRODEMGE (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), que atua com Tecnologia da Informação visando a modernização do setor público, exatidão no que faz e a busca por melhoria da qualidade de vida no trânsito. Também será criada a Jari (Junta Administrativa de Recurso de Infrações).

O diretor do Departamento de Trânsito, engenheiro Eduardo Leitão, concedeu entrevista à reportagem “TL” e disse que os levantamentos acerca do que se pretende estão sendo feitos e agora espera a aprovação pela Câmara, assim como o projeto do Rotativo. Ele relata que está estudando o fluxo de veículos, obra para entrar no processo de licitação, a fim de que seja feita a “faixa elevada de pedestre”, dentro da concepção moderna (primeiro lugar o pedestre; segundo lugar o ciclista, motos, carros menores e carros maiores), sendo prioridade o mais fragilizado no trânsito. Eduardo Leitão explica que inicialmente a faixa elevada será feita no centro e consequentemente expandida para outras vias secundárias. “Hoje percebemos que municipalizar o trânsito é uma necessidade. A gente não consegue encontrar uma vaga no centro, pois, muitos encostam pela manhã e saem à tarde. Readequar e reeducar o usuário do trânsito é fundamental”, pondera o diretor do Departamento de Trânsito, Eduardo Leitão.

Ruas que terão o Estacionamento cobrado
O projeto de lei 002/2020 que regulamenta o Estacionamento Rotativo abrange 29 ruas do município, a saber:

Rua Alencar Soares Vargas; Rua Amintas Campos; Avenida Salime Nacif; Rua Antônio Wellerson; Avenida Getúlio Vargas; Rua Capitão Luiz Quintino de Souza; Rua Desembargador Alonso Starling; Rua Leandro Gonçalves; Rua Luís Cerqueira; Rua Monsenhor Gonzalez; Praça Cordovil Pinto Coelho; Rua Professor Manoel do Carmo; Rua Reverendo Antônio Godoi; Rua Amaral Franco; Rua Etelvino Osório Guimarães; Rua Randolfo Baião; Rua Coronel José Pedro; Rua Lafaiete Vasconcelos Sabido; Praça Dr. César Leite; Av. Melo Viana; Rua Nudant Pizelli de Souza; Rua Dr. José Fernandes Rodrigues; Rua Olímpio Vargas; Rua Professor Juventino Nunes; Rua Felipe Nacif; Rua Frederico Dolabela; Rua Alceste Nogueira da Gama; Rua Maestro Filomeno dos Santos e Rua Nelson Duarte.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo