DestaqueMeio Ambiente

Secretaria de Agricultura discute sustentabilidade e ações para 2020

Como parte das ações realizadas em apoio à produção agrícola, fortalecimento da agricultura familiar e saber das necessidades dos produtores, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER/MG e Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável realizou na terça-feira, 17, o encontro de lideranças comunitárias rurais da Agricultura Familiar.

O objetivo foi o de ouvir das lideranças sobre as necessidades, para fortalecer as ações para 2020, planejamento nas comunidades rurais a fim de atender os pequenos agricultores, que a cada dia apostam mais no trabalho do campo, tendo como foco a sustentabilidade. Hoje, a região de Manhuaçu se destaca como grande produtora de cafés de qualidade. Também tem a produtora Águeda Maria Diniz de Oliveira, residente na região de Sacramento, que foi premiada pela EMATER/MG na última semana como Agricultora Destaque de Minas Gerais.

Os participantes acompanharam a explanação das ações desenvolvidas durante o ano de 2019, os avanços junto às famílias que trabalham na agricultura familiar. Para 2020, as lideranças elencaram vários projetos, que podem ser trabalhados como prioritários em todo o município, que carece de algumas ações. Os produtores ainda observaram sobre a importância da “Capital do Café”, que ainda não ganhou destaque no cenário regional e estadual, no sentido de notoriedade e respeito.

O Secretário Municipal de Agricultura, Flânio Alves apresentou o que foi conquistado junto ao CMDRs, EMATER e, a parceria com os próprios produtores para abertura de estradas, saibramento, patrolamento e caixas de contenção. Também está sendo definido o projeto de horta urbana, Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, galpão do produtor, além de concursos, seminários voltados à comunidade, turismo rural, arborização urbana, poda e supressão de árvores e outras necessidades dos produtores. “Todas as discussões e propostas aqui apresentadas vieram dos produtores. São coisas fundamentais e o anseio das comunidades deve ser ouvido, para que possamos fazer o melhor em prol da agricultura no município”, ressalta Flânio Alves.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo