A missa celebrada por Padre Sebastião Santana, sdn, da Paróquia do Bom Pastor, contou com participação de fieis pela manhã, às 10h. A data, que também marcou a comemoração do Dia Nacional da Família teve homília voltada para os dois importantes temas.
Pe. Sebastião Santana diz que a história de Maria demostra a ligação de Deus com o ser humano. “O dia de Imaculada Conceição é importante, pois ressalta o quanto Deus quis precisar, mesmo sem necessitar, do ser humano para a obra da salvação, enviando o seu Filho. E Deus escolheu Maria e desde que foi concebida ela foi preservada do pecado, por isso dizemos a Imaculada Conceição”, explica.
Sobre o Dia Nacional da Família, Pe. Santana lembrou que a origem da data, 08/12, foi criada em 1963 pelo presidente da República, João Goulart. “Naquela época era feriado religioso nacional no Brasil, por ser também o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e já que era época de Natal se propôs também celebrar a Família. É uma data muito importante para nós para ressaltarmos esse valor, pois se a Família vai bem o mundo vai bem, do contrário o mundo corre perigo”, destaca.
Nova gestão da comunidade Imaculada Conceição
A celebração na Capela de Imaculada Conceição também marcou o início de uma nova gestão de liderança comunitária da igreja, ligada a Paróquia do Bom Pastor.
Geralda Lina assumiu o cargo com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da equipe anterior e reforçar a missão de evangelizar. “Espero que a gente consiga atender aos anseios da comunidade, pois apesar de sempre atuar nessa comunidade, há mais de trinta anos, como coordenadora é a primeira vez, então é um desafio que parece tranquilo, mas não é e eu espero contribuir para melhorar a evangelização, a união, a compreensão e a Palavra de Deus”, ressalta.
Geralda lembra que a igreja fica localizada num bairro de trânsito movimento e frequentado por um grande público jovem. “Nossa juventude é de grande importância para a nossa igreja, queremos trazê-los para celebrar, para conhecer os trabalhos da nossa igreja e evangelizar a juventude”.
A nova coordenadora convida a comunidade a conhecer os projetos desenvolvidos. “Quem mora aqui e quiser nos ajudar é só nos procurar, temos a Catequese, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Grupos de Oração, Legião de Maria, Pastoral do Enfermo, então temos várias linhas de trabalho.
Leonardo Medeiros / Walter Marques (Waltinho Fotógrafo)