Cerca de 24.828 pessoas já foram às praças de suas cidades para participar de um cinema ao ar livre. É o projeto “Cinemão na Praça”, da Casa Cult Darci Di Mônaco, entidade cultural situada em Ipatinga, que tem como objetivo promover um novo significado do ambiente público através da cultura.
A ideia consiste em um grande telão inflável com 40 metros quadrados instalado em plena praça e o público aos poucos vai se aproximando e tomando conta do espaço. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa Exibe Minas, da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto já percorreu 42 cidades de três grandes regiões de Minas Gerais: 13 municípios do Vale do Aço, 11 da Zona da Mata e 18 da Região do Rio Doce.
Números
Alguns fatores importantes reforçam a inclinação da população em relação a sétima arte, como 2.400 pessoas na praça de Manhumirim, 1.500 pessoas em uma sessão em Piedade de Caratinga e 1.200 em Capitão Andrade. A média de telespectadores é de 567 por sessão. A diretora da Casa Cult, Isabella Ribeiro, destaca a importância que é “resgatar a magia do cinema, que sempre foi um evento especial, sobretudo nas pequenas cidades, uma oportunidade de encontros, de pais e filhos, de casais e de pessoas de todas as idades”.
Os filmes escolhidos para as sessões também ajudam nessa polivalência de público. São filmes mais ecléticos capazes de agradar a crianças e adultos. O projeto é totalmente gratuito para a população e conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.
Danilo Alves