Na segunda-feira, 28, profissionais das rádios Manhuaçu AM 710 e Nova FM 88 e do Jornal Tribuna do Leste, visitaram a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), em Belo Horizonte, para participar do curso de locução ministrado pelo jornalista especialista em comunicação e professor de locução no Grupo Seixas, Leonardo Cardoso.
O treinamento prático de interpretação teve por finalidade aprimorar e desenvolver habilidades e técnicas de locução e comunicação. Atividades de interpretação de textos também foram aplicadas. Além disso, exercícios para melhorar a dicção, articulação, entonação e respiração fizeram parte do treinamento. Foram apresentados e praticados os quatro estilos de locução comercial: varejão/popular, clássico/tradicional, jovem e romântico/sensual. Atividades de interpretação de textos também foram aplicadas. Além disso, exercícios para melhorar a dicção, articulação, entonação e respiração integraram o treinamento.
De acordo com Leonardo Cardoso, receber profissionais experientes e com o coração aberto em aprender novas técnicas a serem praticadas no rádio é fundamental para o aprimoramento e capacitação das profissionais, haja vista que o acompanhamento das evoluções e transformações do rádio se faz necessário em virtude dos locutores e repórteres se transformarem em agentes de comunicação – possibilitando maior integração entre profissionais e os ouvintes. “Gravamos, ouvimos e praticamos interpretação de vários textos. E saímos deste encontro mais ricos de conhecimento, do que quando entramos, e isso não tem preço”, reitera.
Essa é a segunda leva de profissionais que participam do curso promovido por Leonardo Cardoso. Ele destaca que o engajamento fomentado junto a primeira turma e, posteriormente, junto aos outros profissionais, demonstra que o trabalho de comunicação e interpretação correta de textos, voltados a diversos segmentos, está surtindo efeito. E espera que os ouvintes das duas rádios percebam a nova metodologia de trabalho apresentada pelas equipes de locução e jornalismo.
Zona de conforto
O professor de locução no Grupo Seixas costuma dizer que é perigoso quando um especialista – seja ela voltado a área da comunicação quanto alocado em outros segmentos, caia na chamada zona de conforto. “E essa prerrogativa vale para todas as profissões. Portanto, se o profissional perceber que precisa se capacitar e se qualificar, deve buscar novas metodologias que irão transforma-lo em um profissional melhor a cada dia”, finalizou.
Danilo Alves