Tribuna do Leste 47 anos: em cada página, uma bela história
Em 1972, a região ganhava um veículo de comunicação que mudou o conceito e o paradigma quanto a liberdade de expressão, mesmo com regras rígidas ao regime da época. O início da caminhada foi enfrentando dificuldades, desde a busca pela matéria, edição e o desafio diário de seu diretor, para a publicação das 8 páginas semanais.
Com a perseverança de seu fundador, Pe. Júlio Pessoa Franco e um dos primeiros redatores, jornalista Sebastião Fernandes, a região foi conhecendo e sentindo a força de um impresso, que passou a ser referência para as publicações que prosperaram a cada edição, além das notícias que passaram a ser parte da história. Muito tempo depois, Wagner Orlandi também passou a ser colaborador do jornal, sendo responsável por buscar informações nos municípios vizinhos, bem como nas Comarcas.
Pela redação, passaram dezenas de profissionais com o mesmo grau de responsabilidade e o sonho de acompanhar o crescimento do Semanário que mudou os rumos da Região da Vertente Ocidental do Caparaó.
Dentre centenas de pessoas, que viram a ascensão do Jornal Tribuna do Leste está o ex-delegado regional da Polícia Civil, Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves, que chegou a Manhuaçu no ano de 1983. Transferido da Academia de Polícia Civil para assumir a Delegacia Regional, passou a utilizar o “impresso” para divulgar as ações da polícia nas páginas do Tribuna do Leste. A partir daí a Polícia Civil de Manhuaçu passou a ter mais visibilidade, como instituição participativa de todo o conjunto que integra a sociedade.
Em entrevista, Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves, que é escritor e atualmente presidente da Fundação Manhuaçuense de Cultura, relata que o Tribuna do Leste foi um forte aliado da Polícia Civil, durante o período em que comandou a 6ª Delegacia Regional, para divulgar os fatos que ocorriam em toda a região e ainda o trabalho de investigação dos mais variados crimes.
O ex-delegado regional ressalta ainda que a equipe sempre foi muito zelosa para a abordagem dos assuntos, considerados complexos e relevantes para as pessoas. O outro diferencial sempre foi o olhar clínico de seu fundador, Pe. Júlio Pessoa Franco, para fazer do papel um grande instrumento da informação.
Dr. Paulo Roberto relembra as vezes que visitou a redação, a fim de levar informações ou até mesmo buscar o exemplar, que sempre pautou pela imparcialidade, lealdade e profissionalismo na abordagem de qualquer assunto. “Para a região, o jornal Tribuna do Leste é um marco cultural e representa o estado de espírito da nossa população. Ao chegar em Manhuaçu, as notícias da região e da periferia tomava conhecimento através das páginas do Tribuna do Leste. É um setor de informação de primeira grandeza”, ressalta Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves.
Eduardo Satil