Todos os envolvidos estão voltados para a realização do 2º Fórum de Educação Inclusiva, que será promovido pelo Conselho Municipal de Educação, no dia 10 de setembro. Os últimos detalhes foram definidos entre os conselheiros, para que os participantes se sintam à vontade para acompanhar as discussões acerca da Inclusão, que merece empenho, dedicação, aprimoramento e atenção voltada para alunos que ficam dispersos, distantes e com pouco rendimento em sala de aula.
O Anfiteatro da Câmara de Vereadores será o local onde profissionais da educação, estudantes, profissionais de diversas áreas estarão tratando do assunto para toda a sociedade que precisa olhar diferente e saber como lidar com aqueles que buscam “fazer a diferença”.
Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho tem tratado o tema como questão relevante, relacionada ao crescimento da procura de pais, para conhecer um pouco mais sobre a inclusão e por ter em casa alguém com necessidade especial.
Como órgão que está sempre avançando e dando todo o suporte à essas questões, os membros do Conselho Municipal de Educação escolheram como tema do 2º Fórum de Educação Inclusiva “Distúrbios Na ou Da Aprendizagem”, que será debatido com os participantes, além de um médico neuropediatra e uma fonoaudióloga, especialista em autismo e em gestão sobre Inclusão, para um entendimento aprofundado em como lidar com alunos que têm esses distúrbios, bem como a forma de tratá-los.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Celeste Fraga também estará falando sobre a falta de interesse pela leitura. O tema “desgosto pela leitura na escola” visa provocar uma nova discussão para melhorar o processo no aprendizado nas escolas. Ela explica que dentro do universo da educação todos precisam ter uma nova forma de análise, principalmente para quem trabalha com a educação especial.
“Muitos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes estão interessados em participar desse evento. A gente espera que após o 2º Fórum, se sintam confortáveis para a atividade diária em sala de aula. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento da ficha, que está sendo encaminhada para as escolas e instituições. Para maiores informações, os interessados podem ligar para (33) 3332-3636 e falar Maria de Fátima Mayrinck, Fabiana e Kênia Francini.
Eduardo Satil