DestaqueTrânsito

Caos no trânsito de Manhuaçu continua e motoristas reclamam

Muitos motoristas precisam trocar a pressa pela paciência para transitarem pelas ruas de Manhuaçu, principalmente no horário considerado de pico, em que veículos transitam pelas ruas Antônio Wellerson, Leandro Gonçalves e José Fernandes Rodrigues, pois grande parte se direciona para passar pelas Praças Cordovil Pinto Coelho e Cinco de Novembro, considerado o coração da cidade.

A vontade ou necessidade se transforma em momentos de nervosismo, para disputar um espaço e seguir em frente. Uma longa fila se forma nos períodos de entrada e saída de turno dos colégios, perueiros desafiam o tempo para não atrasarem. Por outro lado, o horário de expediente bancário gera congestionamento nas proximidades das agências, principalmente nos arredores do Banco do Brasil.

Parte dos usuários do trânsito considera o trecho nas proximidades da Praça da Matriz um caos total, onde também fica instalado um supermercado. Exige cuidado por parte dos motoristas, que enfrentam um congestionamento quase constante até acessarem a Rua Monsenhor Gonzalez. Os que desejam acessar o estacionamento do supermercado, por vezes, desligam seus carros e aguardam pacientemente a abertura do portão e não se incomodam com o engarrafamento que provocam em tão pouco tempo.

Outros, na tentativa de agilizar o trajeto, ousam formar fila dupla, aguardando que haja a gentileza no trânsito, sem perceberem que também contribuem para o congestionamento do trânsito. O grande fluxo atinge também pedestres, que disputam o espaço com carros e motos, para completar o caos de todos os dias.

Motoristas ouvidos pela reportagem contaram que enfrentam o desafio diariamente e sofrem com a situação caótica. Um motorista que ficou por cerca de dez minutos parado, arriscou a opinar quanto a um gargalo, que poderia trazer alívio. “Se a entrada para o estacionamento do estabelecimento fosse na Rua Monsenhor Gonzalez, talvez seria mais interessante, pois, o motorista iria sair aqui em frente a Matriz e teria de apressar a saída. Ninguém dá espaço, ninguém tem paciência”, sugeriu.

Mudanças geraram alívio em alguns pontos

Há pouco mais de um mês, o Conselho Municipal de Trânsito realizou algumas alterações e proibições de circulação de caminhões de até 6 toneladas durante o horário comercial. Houve o descongestionamento na Rua Monsenhor Gonzalez e melhorou o tráfego de coletivos, veículos de passeio e caminhões toco para realizar a pronta entrega. Em alguns pontos, a falta de consciência do motorista contribui para que o fluxo fique prejudicado, sobretudo, pela manhã e tarde, com a chegada de vans e ônibus trazendo estudantes para as faculdades.

Os mais entendidos de trânsito e experientes no volante, observam que é preciso criar a consciência de que todos são responsáveis por um trânsito que vise a mobilidade urbana com o que hoje é oferecido, enquanto não for criado alternativas para desafogar o tráfego na região central da cidade.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo