Nos últimos dias uma série de furtos de veículos chamou a atenção da população e acendeu uma luz de alerta para os cuidados que devemos ter para não sermos vítimas de pessoas mal intencionadas à espera de uma oportunidade para levar o nosso bem.
De acordo com Capitão Fernando Gonçalves, comandante da 72ª Cia PM, os principais alvos dos bandidos são veículos mais antigos embarcados de pouca tecnologia e sistemas de segurança. “Então nessa linha temos os preferidos dos bandidos, o Fiat Uno e o Gol “quadrado e o bolinha”, que são veículos mais vulneráveis a esse tipo de ação, pois os primeiros fabricados ainda não possuíam chave codificada e ou sistema de bloqueio, itens presentes nos carros mais novos”, explica o Oficial.
Outro fator que contribui muito para esse tipo de crime é o local onde o veículo está estacionado: em local ermo, de pouco movimento e iluminação ineficaz. “A maioria dos furtos registrados em áreas residenciais e particularmente nesses casos recentes por uma única pessoa, um adolescente contumaz nesse tipo de crime, que faz o chamado furto pra uso, ou seja, ele furta o veículo para se locomover até determinado local, chegando lá abandona aquele veículo e vai em busca de outro e assim sucessivamente”, explica o Comandante.
A Polícia Militar recuperou cinco veículos furtados nessa última semana. “Nós localizamos o menor em sua residência e ele confessou o furto dos veículos, ele foi apreendido e encaminhado para a autoridade da Polícia Judiciária”, completa Capitão Fernando.
Alguns cuidados são essenciais para evitar ou ao menos dificultar a ação de bandidos.
- Use chave-geral, trancas e alarmes.
- Tenha sempre um sistema de segurança e alarme no seu carro.
- Evite estacionamento em calçadas e outros locais proibidos, principalmente os que são controlados por “flanelinhas”.
- Não estacione o seu carro em local mal iluminado e em ruas desertas. Utilize sempre os locais permitidos para estacionar.
- Ao estacionar feche inteiramente o seu carro, mesmo que vá deixá-lo apenas por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício.
- Nunca deixe as chaves do seu carro com guardadores ou manobreiros pois, elas podem ser copiadas com facilidade.
- Não deixe os seus documentos no porta-luvas do carro.
- Procure estacionar sempre em condições de sair com facilidade, no caso de surgir alguma anormalidade.
- Carros mal estacionados em calçadas e locais desertos e escuros favorecem a ação da criminalidade.
- Cultive o hábito de olhar em redor do seu carro, antes de aproximar-se para abrí-lo. Olhe o interior do carro antes de entrar no mesmo.
- Ao esperar por alguém, mantenha o motor ligado e uma observação através dos retrovisores.
- Ao sair de um estacionamento, verifique se você não está sendo seguido.
- Mantenha, em qualquer circunstância, todo o veículo trancado.
- Se observar que o seu carro está sendo furtado, não intervenha sozinho.
- O assaltante age, normalmente, armado e pode ter um comparsa.
- Comunique-se com a Polícia o mais rápido possível.
Jailton Pereira