De pouco a pouco, para consolidar as atividades e potencializar o turismo regional, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) tem se expandido, criando novas alternativas e despertando nas pessoas a importância de estarem apostando nesse modelo de fonte de renda.
Para traçar um novo roteiro turístico, o Conselho Municipal de Turismo realizou uma reunião, com a presença dos representantes de diversos segmentos, além dos empresários Gean Gomes Ferreira e Célio Miguel da Silva, residentes no Córrego Boa Vista (Ponte da Aldeia).
Com a presença dos dois foi possível discutir e criar a Rota Turística dos Cafés Especiais do Córrego Boa Vista, para fomentar ainda mais o projeto que está ganhando espaço e abrindo horizontes. Ao final dos debates, a proposta de criação da Rota da Polícia Militar, além de a passa a integrar o Mapa Turístico de Manhuaçu.
Segundo o presidente do COMTUR, Sebastião Fernandes, agora são locais devidamente catalogados para receber visitantes. Fazem parte a Rota Turística Pedra Furada (Matinha, Coqueiro Rural, Monte Alverne, Palmeirinha, São Sebastiao, Manhuaçuzinho e Realeza).
Gean Gomes Ferreira explica que a ideia surgiu depois de um estudo sobre a região de Caparaó, onde recebe turistas do mundo todo. A partir daí, a troca de informações com outros vizinhos foi fundamental para buscar o apoio do COMTUR. “Para o produtor será importante para o desenvolvimento rural, conhecer as dificuldades que surgem no meio, a coleta seletiva. Os produtos serão expostos aos visitantes. Com certeza irá agregar valor ao nosso produto”, avalia o produtor Gean Gomes.
Para Sebastião Fernandes todo esse trabalho será coroado no dia 24 de abril, data em que ocorrerá o final do curso do Turismo Rural do SENAR. “Para o desenvolvimento do turismo rural em Manhuaçu, será um divisor de águas entre o passado, presente e o futuro promissor do agroturismo no município”, detalha o presidente do COMTUR, Sebastião Fernandes.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste