O Santuário Nacional de Aparecida acolheu no último fim de semana a maior Romaria que recebe durante o ano, a do Terço dos Homens, que superou todas as expectativas e reuniu 78 mil participantes, vindos de diferentes partes do Brasil, incluindo o grupo de Manhuaçu.
A estimativa para esta 11ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens era de receber cerca de 50 mil fiéis, entretanto o número foi logo superado.
O evento teve início na sexta-feira, 15 de fevereiro, com Missa presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, o qual ressaltou que este movimento é uma bênção para a Igreja e para a família.
Segundo destaca o portal A12 do Santuário de Aparecida, o Prelado refletiu em sua homilia sobre o tema do encontro, “Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir”. Dessa forma, assinalou que “podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar”.
“Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir… é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”, completou.
Após a Santa Missa, os homens do Terço seguiram em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a Imagem da Virgem Aparecida em 1717.
À noite, houve uma vigília de oração na Capela do Santíssimo, em preparação para o ponto alto da Romaria, ocorrido no sábado, 16 de fevereiro.
Logo na manhã de sábado, mesmo com uma leve chuva e o tempo nublado, os 78 mil homens da Romaria se reuniram para a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, na Tribuna Bento XVI.
Em sua homilia, o Arcebispo agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”, exortou.
À tarde, além de uma reflexão sobre o tema, “Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!”, os romeiros participaram da oração do Santo Terço no Altar Central da Basílica de Aparecida, seguido da Consagração à Nossa Senhora.
1,5 milhão de homens rezando o Terço
O Terço dos Homens é um movimento que reúne, semanal ou mensalmente, diversos homens para rezar o terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias, por todo o Brasil.
De acordo como Bispo Referencial do movimento, Dom Gil Antônio Moreira, são cerca de 1,5 milhão de homens rezando o terço em todo o país.
Além disso, o Prelado ressalta que a iniciativa já está ultrapassando fronteiras, como constatou em viagens ao Haiti, Moçambique e Panamá. “Vi que o Brasil fez ultrapassar fronteiras no ato de rezar o terço dos homens”, assinalou.
Texto: ACI Digital
Fotos: Waltinho Fotógrafo