Filme “Sonhos Reais” vai ser lançado em Manhuaçu
Com uma câmera na mão e muita força de vontade, o diretor e produtor Teógens Nazaré conseguiu um feito incrível. Sem muitos recursos e com muita determinação, o Manhumiriense erradicado em Manhuaçu, lança no próximo dia 15 de dezembro o filme “Sonhos Reais”. A estreia vai acontecer no Cine Teatro João Bracks e vai reunir elenco, patrocinadores e imprensa para a primeira sessão.
O filme tem toda a sua história contata por um garoto em situação de rua e foi inspirado em um programa chamado “Mão Amiga” apresentado por Téo Nazaré na extinta TV Catuaí. O filho do diretor, Matheus Nazaré, foi o primeiro ator da trama. Após encontrar uma bíblia em um lixão, o pequeno carente começa a folhear o livro sagrado e cai no sono, quando seus sonhos começam a ser interpretados. Para dar vida aos personagens, o produtor convidou centenas de voluntários e com isso reuniu mais de 500 atores amadores. “Muita gente foi conhecendo a história e percebendo o verdadeiro objetivo desta produção e se juntando a nós. Trouxemos pessoas de diferentes classes sociais, de diferentes culturas, cidades e assim montamos um elenco bem diversificado”, disse Teógenes.
Além de Manhuaçu, cenário principal do filme, a cidades de Manhumirim e outros municípios da região também aparecem em várias cenas. Aliás, antes da edição final, foram mais de três horas de conteúdo apurados em muitos anos de gravação. “Como as filmagens foram acontecendo ao longo dos anos, a tecnologia foi avançando e muitas cenas tivemos que refazer com equipamentos mais modernos.
Felizmente a boa vontade dos voluntários foi determinante para conseguirmos finalizar”, lembrou Téo, que fez questão de destacar o suporte que recebeu de um grupo de empresários. “O Laurentino Xavier me convidou para participar de uma reunião na sua empresa, onde me apresentou para seus colegas empresários, que prontamente se dispuseram a colaborar com minha causa. Me doaram um computador mais moderno e isso facilitou muito a edição com a qualidade que conseguimos”, lembrou.
A trilha sonora do filme Sonhos Reais segue a mesma dinâmica das gravações. Como também é um músico experiente e já fez parte de algumas bandas nas décadas de 1980, 1990 e 2000, Téo contou com apoio de alguns colegas e por meio de um teclado conseguiu compor o tema ideal para cada passagem do filme. “ Tudo que aparece do filme foi feito no improviso, mas sempre deixando a criatividade aflorar. Também tivemos que improvisar no figurino e pesquisar para que as vestimentas dos atores lembrassem os trajes de época”.
Sonhos Reais tem caráter filantrópico e tudo que for arrecado deve ser revertido para causas sociais. Ainda não foi divulgado o número de sessões nesse dia de estreia, mas já é certo que o interessado em assistir a essa produção genuinamente regional pode contribuir com a causa. Basta levar um quilo de alimento não perecível e preparar o coração para fortes emoções. Se o filme vai emplacar e ganhar outras salas de cinema pelo país ninguém pode prever. É difícil imaginar onde Sonhos Reais vai chegar, mas já é motivo de muito orgulho e comemoração onde já chegou.
Klayrton de Souza – Tribuna do Leste