Encontro: jovens talentos da matemática se reúnem em maratona de atividades
Os jovens que se destacaram no PIC, da Obmep, estivera reunidos em maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos
Cerca de 200 jovens que se destacaram no Programa de Iniciação Científica (PIC), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) reuniram-se entre os dias 20 e 25 de novembro em Florianópolis para uma maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos.
O 6º Encontro Hotel de Hilbert, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), começou na terça-feira (20) com a participação de estudantes de 12 a 18 anos de todo o Brasil. O paradoxo do Hotel de Hilbert é um problema colocado pelo matemático alemão David Hilbert sobre a acomodação de um novo hóspede em um hotel que teria quartos infinitos, porém todos ocupados. O nome do encontro foi escolhido pelos alunos.
Anualmente, participam do PIC cerca de 6 mil medalhistas da Obmep. O programa oferece aulas presenciais e pela internet, além de uma bolsa-auxílio mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades do 6º Encontro Hotel de Hilbert são custeados pela Obmep, que recebe recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Palestras, Minicursos e Oficinas
Apresentações e atividades centradas em temas interessantes de várias áreas da matemática e adequados ao nível de escolaridade dos participantes. Álgebra, combinatória, geometria, lógica, teoria dos conjuntos, teoria dos jogos e teoria dos números são algumas das áreas nas quais professores e outros profissionais que se dedicam ao constante estudo da matemática buscaram inspiração para escolherem os temas.
Manhuaçu
A cidade de Manhuaçu esteve presente no 6º EHH, com os alunos Cícero Nunes da Silva Neto do 9º Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Tiradentes da PMMG Unidade Manhuaçu, e Andressa Viana abreu, do 8° Ano do Ensino Fundamental II da E. E. Salime Nacif
Para participar do encontro o Aluno Cícero Neto primeiro ganhou uma medalha de prata na OBMEP/2017 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), já Andressa Viana foi medalha de bronze, na OBMEP.
Os dois alunos participaram do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) do CNPq em 2018, onde obtiveram alto rendimento, proporcionando-lhes o direito de participar da 6ª edição do Encontro Hotel de Hilbert. O PIC paga uma bolsa de estudo de R$1.200,00 para os medalhistas da OBMEP que participam do programa, a qual é parcelada durante o ano.
Jailton Pereira