CidadeDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)Radio AM710Radio FM

Reflexão: Manhuaçu, 141 anos

A cidade comemora mais um ano de existência no dia 05. Manhuaçu completa 141 anos de emancipação em grande desenvolvimento, progresso em vários campos e setores de uma cidade de porte médio do interior. Para além da dedicação do poder público, o setor privado expande seus negócios, empresas crescem, o comércio se abastece, apesar da crise econômico-financeira que assola o país.
Destaca-se o setor agrícola da produção cafeeira que faz uso da tecnologia que chega ao campo. Tornando-se referência! O agricultor é reconhecido pela qualidade do produto oferecido ao mercado. A produção de grãos cresce, com isto o setor logístico é impulsionado a se capacitar com veículos potentes e profissionais capazes para responder à demanda de escoamento do fino produto da terra, o “café da montanha”.

Acompanha esta corrida as várias empresas que sustentam o melhor desempenho das lavouras. Assim se enfileira os equipamentos, o setor de inseticidas, de fertilizantes, a assistência técnica, as pesquisas do campo. Inovações se dão também na qualificação do produto final com a injeção de profissionais, “provadores da bebida”, para qualificar a melhor bebida e oportunizar a boa posição na comercialização dentro e fora do país.

A cidade atrai investidores, propicia espaço para as empresas de bens e serviços, intensifica e expande o comércio de um modo geral. A saúde nos surpreende. Diversos profissionais neste campo fazem daqui um grande centro de tratamento e de atendimento especializado que acolhe milhares de visitantes em busca da saúde. Temos excelentes médicos, boas clínicas e um hospital de referência.
Manhuaçu tem se destacado no campo da educação pública e privada. A Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu coordena e dá assistência a um grande número de educadores da região. Isto faz as ruas e avenidas, muitas vezes, frequentadas pelos diretores e professores que vêm à Superintendência.

Todas as noites nos deparamos com milhares de estudantes das escolas do nível universitário. Existe uma variada oferta de cursos nas áreas tecnológicas, humanas, direito, exatas, biológicas e da saúde que traz um grande público para a capacitação, seja no bacharelado, seja na licenciatura, seja na especialização superior. São centenas de formandos, a cada ano, instruídos e capacitados, nestas escolas, que chegam ao mercado para bem servir a sociedade. Isto movimenta nossa cidade e faz dela um espaço privilegiado da educação e da formação no aprendizado eficiente e de boa referência.
Na comunicação dispomos de excelente exército de profissionais que procuram, por meio de diversos canais, levar ao público a informação e a notícia, a tempo e hora. Diversas instituições se põem à luta pelo resgate e preservação da cultura de nossa gente aqui plantada e continuada nas manifestações ocorrentes.
No segmento da Segurança Pública dispomos de um grupo qualificado e treinado de servidores e profissionais (militares, policiais civis, servidores da justiça) que nos dão tranquilidade e segurança, apesar da violência instalada e crescente em nossas cidades.
A vida religiosa-espiritual em nossa cidade é outro destaque que faz a diferença. Templos e instituições acolhem os fiéis que os buscam para exteriorizar a fé.

Projetos sociais são abundantes em nosso meio. Muita gente, cidadãos e cidadãs, gente de Igreja e de fé , fazem da caridade e da sensibilidade social uma marca deste povo solidário e generoso.
Com o desejo de que a comemoração do aniversário de nosso município seja um momento de graça, de glória, de reconhecimento e nos anime mais na luta pelo desenvolvimento, pelo progresso e crescimento de todos.
Que a Manhuaçu (o “mayguaçu, rio grande”, palavra indígena dos índios “Puris”, que designa o rio local) seja sempre grande o suficiente para continuar acolhendo a todos os que aqui chegam e compartilhem de suas riquezas.

Isto é o que a faz grande!

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo