Curso de Suporte Básico de Vida é ministrado em Manhuaçu
A Associação Médica de Manhuaçu realizou no dia 20, em Manhuaçu, o curso de Suporte Básico de Vida (BLS), para estudantes de medicina e enfermagem. O curso de primeiros socorros é credenciado pela American Safety & Health Institute- ASHI, com instrutores qualificados, atuantes e com vasta experiência na área de urgência e emergência. O curso treina os participantes a reconhecer prontamente várias emergências que apresentem risco de morte, a fornecer compressões torácicas de alta qualidade, ventilações apropriadas e outros mecanismos necessários ao atendimento.
Segundo o instrutor, Tony Martins, o curso Suporte Básico de Vida tem como objetivo preparar os profissionais para emergência cardiológica, técnica de ressuscitação pulmonar mediante agravo de pacientes, em situações que ocorrem no cotidiano. Ele explica que a carência de pessoas com conhecimento básico para prestar os primeiros socorros é grande e torna-se importante a qualificação para atender a demanda. Tony Martins ressalta ainda que a região cortada por rodovias federais e estaduais requer um certo preparo de pessoas para ações de urgência e emergência.
De acordo com o vice-presidente da Associação Médica de Manhuaçu, Dr. Sérgio Alvim, a iniciativa de trazer o curso para estudantes de medicina e enfermagem visa exatamente prepará-los para as mais variadas situações. Também está no plano da diretoria ministrar o curso para outras pessoas interessadas, para que saibam os procedimentos a respeito do reconhecimento e abordagem de pessoas em situação de parada cardiorrespiratória. Ele ressalta que há uma preocupação da associação, visto que, inúmeros acidentes ocorrem na região – cortada por duas movimentadas rodovias federais, além das estaduais e as pessoas com experiência podem ser multiplicadoras no atendimento.
Dr. Sérgio Alvim explica que os casos de trauma é um fator preocupante, embora a cidade tenha profissionais para o atendimento. “Temos aqui o Corpo de Bombeiros, mas o curso de Suporte Básico de Vida (BLS) é fundamental, pois precisamos de multiplicadores. Por isso, a Associação Médica de Manhuaçu está empenhada para trazer sempre melhores condições na área de primeiros socorros”, detalha.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste