DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Seminário discute saneamento básico rural

O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Ambiental realizou um seminário sobre saneamento básico rural. O evento reuniu também técnicos de setores, para nortear e debater vários pontos, além de somar contribuições para o desenvolvimento de ações e fomento à organização de uma gestão comunitária e participativa dos sistemas de saneamento.

O seminário marca também a etapa inicial de parceria com famílias que moram na área rural, que podem auxiliar no projeto de construção de fossas sépticas, separação correta do lixo, preservação de nascentes que estão contaminadas e ainda a eliminação de doenças que aparecem no meio rural, tendo como causador os dejetos lançados nos pequenos córregos e nascentes.

Para o secretário municipal de agricultura, Flânio Alves, a discussão sobre o tema junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável é um ponto de partida relevante para esse levantamento sobre essas carências e ao mesmo tempo estabelecer parcerias com os moradores dessas comunidades. Flânio Alves conta que o seminário teve ainda como foco conhecer e definir políticas públicas para o meio rural.

Esse foi o ponta pé inicial de muitas ações e encontros, que serão realizados em outras comunidades envolvendo lideranças, para se tornarem multiplicadoras da ideia e implementação do saneamento básico rural, sobretudo em comunidades que concentram muitas famílias.

Perguntado sobre projetos a serem executados, o secretário Flânio Alves destaca que agora será mobilizado também o SAAE, Secretaria Municipal de Saúde, conselhos e outros órgãos que buscam o engajamento para o trabalho de conscientização às famílias no campo.

Reconhece que o meio rural está bastante carente no aspecto de ações preventivas, que despertem a vontade e o sinal de alerta, para que todos participem da educação ambiental no sua localidade, fortalecendo assim, a conscientização para combater algumas doenças.

Trabalho com ação comunitária

Diante do que foi debatido, inicia-se um trabalho de conscientização junto aos moradores da área rural, para os cuidados necessários, sobretudo com o lixo dispensado em locais não apropriados. Com isso, os participantes do seminário avaliaram que o mais importante é atacar os causadores dessas doenças, que geram incômodo. “Precisamos trabalhar ligados às famílias rurais. Através do saneamento básico rural, o conhecimento coletivo para multiplicar todas as ações são pontos fundamentais para o bom resultado”, destaca Flânio Alves.

Nas comunidades, a ação buscará otimizar o uso dos recursos hídricos e de esgotamento sanitário, garantir melhorias sanitárias nos domicílios rurais, assim como dar mais eficiência na gestão da água, bem como a qualidade e sustentabilidade dos serviços públicos de saneamento na área rural.

 

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo