DestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

Iniciado o cadastro Escolar da rede municipal de ensino para 2019

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na última segunda-feira, o período do Cadastro Escolar da Educação Infantil, para assegurar a vaga na rede municipal de ensino. O cadastro será feito nas creches e da matrícula Pré- Escolar.
Uma Comissão Municipal de Cadastro foi nomeada para acompanhar todo o processo, que irá até o dia 02 de novembro, para a realização da inscrição para o cadastro, inclusive de candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em todas as escolas municipais para o Pré- escolar e, em todas as Creches Municipais para o levantamento da demanda para 2019.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário, todo o trabalho será realizado de maneira pormenorizada, considerando a necessidade de estabelecer normas de controle, bem como o fluxo de alunos que ingressarão nas escolas municipais no próximo ano na educação infantil (Pré-escolar). Para que sejam feitas as composições das turmas, assegurando o atendimento e a necessidade da demanda existente, para as crianças de 04 e 05 anos para a Educação Pré-Escolar e o levantamento das crianças de zero a três anos e 11 meses para as Creches Municipais.

Para assegurar a vaga, o pai ou responsável legal maior de 18 anos, deve apresentar documento original e cópia da certidão de nascimento, conta de luz recente, comprovante de trabalho da mãe fora do lar para o levantamento da demanda das creches.
O encaminhamento para matrícula dos candidatos a Pré-Escola, no Cadastro Escolar, será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, que providenciará o zoneamento, para melhor atender o aluno, o mais próximo a sua residência. Todos os alunos matriculados atualmente nas creches da rede municipal deverão ser cadastrados.
De olho no calendário

As escolas de atendimento de Pré-Escolar deverão enviar listagem de alunos que estão terminando o primeiro período da Pré- Escola, no período de 16 a 19 de outubro. Vale salientar que a garantia de vaga para o Pré-Escolar dependerá do cadastro e da efetivação de matrícula em período estipulado pela Secretaria Municipal de Educação. Outro detalhe importante é quanto ao período de matrícula na Pré-Escola dos inscritos no cadastro escolar, que será de 17 a 21 de dezembro e, o período de matrícula na Pré-Escola dos inscritos no Cadastro Escolar será de 17 a 21 de dezembro de 2018, nas Escolas Municipais.
Ao efetivar a matrícula, é obrigatório o preenchimento da ficha de matrícula e a entrega da cópia do comprovante de endereço (conta de luz). A secretária de Educação afirma que em hipótese nenhuma será cobrada taxa de matrícula em escola ou creche da rede municipal ou qualquer forma de contribuição compulsória, para garantir vaga.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo