Receita Federal libera a declaração do ITR
Para não perder tempo, os produtores rurais já podem realizar a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo está
aberto desde a última segunda-feira, 13. A Declaração é obrigatória para aqueles que têm o domínio útil ou a posse, ou que seja para usufruto de imóvel localizado fora da área urbana. O proprietário que perdeu o imóvel ou teve o direito de propriedade transferida a partir de 1o de janeiro deste ano, também deve declarar o ITR.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos explica que a declaração deve ser elaborada de forma detalhada, na internet utilizando o Programa Gerador da Declaração do ITR relativo ao exercício de 2018, no site da Receita Federal. O produtor rural deve ficar atento quanto ao prazo final de entrega da declaração, que será dia 28 de setembro.
Marco Antônio Domingos relata que o não cumprimento do prazo poderá gerar multas por atraso e outras consequências, como a recusa em emitir isenção negativa, impedimento para a transferência de imóveis e as dificuldades na obtenção de créditos junto às instituições bancárias.
Para o produtor sindicalizado haverá facilidade, uma vez que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais possui uma pasta completa com informações consideradas relevantes, que poderão auxiliar na Declaração do ITR. “Torna-se fundamental que o nosso associado não deixe para a última hora. O prazo termina dia 28 de setembro, mas aquele produtor que tiver dúvida, pode procurar o sindicato para realizar a declaração do Imposto Territorial Urbano e ficar em dia com a Receita Federal”, orienta Marco Antônio Domingos.
Eduardo Satil