DestaqueRadio AM710Radio FM

Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil em Manhuaçu

Apesar da dificuldade com que crianças mais carentes passam a sua infância, muitas vezes sem um acompanhamento adequado dos pais, a situação é um pouco melhor do que alguns anos atrás. Em Manhuaçu, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social irá promover a implantação do Programa Criança Feliz, justamente para auxiliar especificamente crianças de zero a seis anos, para que tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável.

Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, o lançamento oficial da campanha ocorrerá na próxima quinta-feira, 23, às 14h, na Creche Menino Jesus, no bairro Engenho da Serra. Em seguida, na sexta-feira, 24, a iniciativa será apresentada aos moradores do bairro Matinha, no salão Comunitário. “Convidamos as mães – que possuem crianças com até seis anos e que sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família, além das gestantes, para que venham participar conosco e conhecer mais sobre o “Criança Feliz”, disse.

Giuzaina Gregório reitera que os visitadores do programa Criança Feliz foram contratados e já estão levando orientações às famílias sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos na primeira infância e acompanhando as famílias durante todo o trabalho. O visitador é o profissional responsável por planejar e realizar a visita domiciliar as famílias do Programa Criança Feliz, com apoio e acompanhamento do supervisor.

Sobre o programa

O Programa Criança Feliz surgiu como ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam aos seus/suas filho(a) ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Objetivos

De acordo com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, o “Criança Feliz”, busca promover o desenvolvimento infantil integral, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade, fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças, estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas, facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

A população beneficiaria é composta por gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo.

Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo