DestaqueRadio AM710Radio FMReligião

Paróquia São Lourenço celebra hoje festa do padroeiro

20664976_778047872356197_8322192762090124898_nComeçou na sexta-feira, 03, a festa do Padroeiro de Manhuaçu, São Lourenço. As festividades prosseguem até sexta-feira, 10. As atividades desenvolvidas pela Paróquia de São Lourenço incluem caminhadas e programação especial às 19h30, contando com a integração das comunidades, grupos de reflexão e membros das pastorais e movimentos ligados à Igreja, responsáveis pela liturgia, acolhida e canto nas celebrações.

Tendo a novena o tema “São Lourenço Mártir da Fé”, o período de celebração e aproximação faz renascer em cada coração a força do Espírito Santo. Durante 10 dias, os cristãos participam de celebrações com o espírito voltado para a renovação da fé inabalável como era o Mártir São Lourenço, conforme afirma o Pároco da Paróquia de São Lourenço, Pe. Carlos Altoé, SDN.
Ele destaca que o Padroeiro de Manhuaçu viveu sua vida de uma forma intensa, com seus ideais cristãos, e consciência no segmento de Jesus Cristo a ponto de doar a vida plenamente por causa de Cristo. “São Lourenço está entre os diáconos do início da Igreja de Roma, considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. Ele nasceu em 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma, em um período de grande perseguição a Igreja”. O encalço a que o Pe. Carlos Altoé se refere é centrado no imperador romano da época, Valeriano I, que tinha a grande preocupação de colocar o Cristianismo por terra e por isso ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. “São Lourenço foi um grande devoto, fiel, e um exemplo de ser humano. Santo mártir que viveu sua fé e deixou um exemplo para todos”, salienta o Pároco da Paróquia de São Lourenço.

Para Pe. Carlos Altoé, quando refletimos sobre a vida de São Lourenço somos convidados a pensar em dois aspectos importantes acerca da vivência do Padroeiro. “Em primeiro lugar, estamos vivendo e celebrando agosto – um mês dedicado as vocações. Alguém que viveu de uma forma intensa e plena a sua vocação e a sua missão. E o segundo aspecto é o segmento Jesus Cristo. São Lourenço foi martirizado no ano 258 da era Cristã e o século III foi um período de muita perseguição. Por isso que São Lourenço como diácono e homem de confiança, vamos dizer assim, do Papa Sisto II, assumiu a grande responsabilidade de distribuir a riqueza – assim chamados os bens da Igreja, para os pobres e os mais necessitados”, disse.

História

DSC05726São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros.
Preso, foi intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador. Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Adotou-lhes os nomes, indignado o governador, que lhe concedeu-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente. No meio dos tormentos mais atrozes, ele conservou o seu “bom humor cristão”. Dizia ao carrasco: “Vira-me, que deste lado já está bem assado. Agora está bom, está bem assado. Podes comer”.
Roma cristã venera o hispano Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana.
Participação
De acordo com o Pároco da Paróquia de São Lourenço, Pe. Carlos Altoé, durante a semana de celebração haverá uma reflexão a cada noite, a partir de dois documentos significativos da Igreja do Brasil. “O documento 105 aborda a questão dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14). E o documento 107 que trata da iniciação a vida cristã. E o grande objetivo dessa iniciativa é formar discípulos missionários nas nossas comunidades, em nossa Igreja. Por isso é fundamental retomar os aspectos da Paróquia, das nossas comunidades, aliados a comunhão com a Igreja do Brasil, que tem se preocupado em dar passos importantes na evangelização”.

Festa especial

E na sexta-feira, 10/08, dia de São Lourenço, serão realizadas a missa do 11º Batalhão da Polícia Militar, às 9h. No período vespertino, procissão às 18h, e na sequência missa a ser realizada na Praça Cordovil Pinto Coelho. Logo após as celebrações, o grupo “Ir ao Povo” encerra a festa do Padroeiro”.
Danilo Alves/
Jailton Pereira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo