DestaquePolicialRadio AM710Radio FM

Polícia Rodoviária Federal alerta sobre a existência de falsos aplicativos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicou, por nota, que não existe nenhum aplicativo do Sistema Nacional de Alarmes (Sinal) disponível para download no Play Store ou qualquer outra loja virtual de aplicativo.
“Todos os serviços oferecidos pelo órgão estão disponíveis apenas no portal oficial da instituição. Caso encontre qualquer aplicativo com a marca PRF, do tipo Carros Roubados ou Sinal PRF, evite-os; eles são falsos”, alertou o texto.
Sinal é um sistema disponível para que todo o cidadão que teve o veículo roubado, furtado ou clonado, possa fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF. Após realizado o cadastro, uma mensagem do tipo “pop-up” é encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam num raio de 100 km do local da ocorrência.

Ainda de acordo com a PRF, os falsos aplicativos visam obter, de maneira ilícita, dados como lista telefônica, senhas e fotos. A instituição buscará identificar e punir os desenvolvedores dos falsos aplicativos.
De acordo com o Inspetor Aristides Junior/Comunicação PRF-MG, o usuário deve baixar o aplicativo no site da PRF através do link – https://www.prf.gov.br/sinal, preencher com os dados do veículo. “Mas é muito importante que o usuário faça isso somente no site da PRF”, alerta o PRF.

O Aplicativo

Com o novo sistema o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no Portal da PRF.
“Após realizado esse cadastro, uma mensagem do tipo “pop-up” será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam em serviço operacional num raio de 100 km do local da ocorrência, ou por onde o veículo possa vir a passar. Assim os veículos poderão ser localizados e recuperados mais facilmente”, explcia.
Os agentes da PRF poderão acessar os dados lançados no SINAL para conferir as informações e caso necessário rejeitar a denúncia caso seja verificado que se trata de falso relato.

Aristitides Júnior reforça como fazer a inclusão de registro. “Como eu disse, o cidadão deverá acessar o ícone “SINAL” pelo portal da PRF ou diretamente pelo link www.prf.gov.br/sinal. Ao concluir o preenchimento do formulário o registro automaticamente será reportado aos policias nas consultas dos sistemas da PRF. Além disso, mensagem do tipo “pop-up” será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam em serviço operacional próximos ao local da ocorrência”, completa.
A PRF ressalta que o registro no SINAL não substitui a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo