Pastoral familiar promove encontro de formação em Manhuaçu
Mais de 160 agentes da Pastoral familiar, representando 31 paróquias da diocese, reuniram-se para o estudo dos quatro primeiros módulos da primeira fase do INAPAF.
“O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar – INAPAF, com sede em Brasília-DF, é uma escola criada para promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar e para outras Pastorais, o Ensino Religioso e demais campos de evangelização. Promove também a vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade”, detalhou Rayla, coordenadora diocesana da Pastoral Familiar.
Rayla explica ainda que esta primeira fase do INAPAF trata sobre relacionamento humano e evangelização, aspectos fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade Pastoral e em outros campos missionários.
“O objetivo deste curso é que cada participante seja agente da Pastoral Familiar para a sua família e aberto a pastorear o rebanho do Senhor, fazendo acontecer a Pastoral Familiar na Paróquia”, contou.
Rayla lembrou ainda que nesse ano dedicado aos leigos e leigas, a coordenação da Pastoral Familiar está atenta ao pedido feito pelas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora no Brasil, segundo a qual a formação do laicato deve ser uma das prioridades da Igreja Particular. “Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja, ajudam também a sociedade inteira”, avaliou a coordenadora.
O encontro, que foi assessorado pelo casal Maria do Rosário Silva e Claudio Rodrigues, da Assessoria Pedagógica Nacional da Pastoral Familiar, aconteceu no final de semana, dias 30 de junho e 1º de julho, no Centro Pastoral Bom Pastor, em Manhuaçu.
Fonte: Diocese de Caratinga