Junta Militar de Luisburgo certifica jovens
A unidade 264 da Junta de Serviço Militar de Luisburgo, com sede no Paço Municipal, realizou na quinta-feira, 26/07, mais uma cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação, bem como, o Juramento e o Compromisso a Bandeira, de 20 jovens do município. A solenidade contou com a presença do prefeito José Carlos Pereira, dos secretários de administração João Batista Pereira, e de finanças, Douglas Berbet, além de servidores do município e familiares dos jovens. A secretária da unidade, Lucimar Aparecida da Silva, conduziu os trabalhos. “Estamos felizes por poder certificar mais esses jovens aqui na Junta Militar de Luisburgo. Desde a unidade 264 se instalou aqui na prefeitura, temos realizado essa solenidade com frequência. Desta vez a certificação foi para jovens nascidos no ano de 2000” – informou
Esta é a segunda turma que se alista em Luisburgo e recebe o novo modelo de certificado implantando recentemente em todo o país. Ele está diferente, mas continua obrigatório. O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos a exemplo do Título de Eleitor. Também não consegue tomar posse em concursos e tem outras várias limitações. O jovem que completar 18 anos e não se alistar também pode receber até multa.
A unidade 264 da Junta de Serviço Militar de Luisburgo é vinculada ao Exército Brasileiro, através da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão de Exército. Os trabalhos são coordenados pela 13ª Delegacia do Serviço Militar e direcionados a 12ª Circunscrição de Serviço Militar com sede em Juiz de Fora.
A prefeitura de Luisburgo também mantém convênios com outros órgãos públicos como Secretaria de Segurança e Detran de Minas Gerais para emissão de documentos no município. “Esses convênios permitem que os cidadãos retirem seus documentos em uma sala na própria Prefeitura de Luisburgo. Gera economia, comodidade e facilidade para quem antes precisava fazer isso em Manhuaçu. Todos esses serviços são prestados em uma só sala do Paço Municipal” – destacou José Carlos, prefeito de Luisburgo.
Klayrton de Souza – Tribuna do Leste