Com o objetivo de discutir ideias e elaborar ações, um grupo de pessoas das cidades de Alto Jequitibá, Lajinha e Manhuaçu se reunirem para a busca de entendimento e início de um projeto grandioso para a região.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), para apresentar o projeto “Alianças Estratégicas”, a fim de despertar e estimular a formulação de projetos estruturantes, pautados pelas demandas apresentadas e o que poderá ser benéfico para região.
Em diversas partes da cada região, os problemas são diferentes com várias particularidades que requer todo um levantamento para descobrir o que é vivenciado, traçando as possibilidades de atuação com projetos, que atendam verdadeiramente os municípios.
Com a predominância da agroecologia, o grupo começa a vislumbrar que os projetos devem estar ligados a essa atividade que cresce e possibilita que o homem e a mulher rural permaneçam no campo.
Para o representante da Sedectes, Tarcíso Cirino do Amaral, essa é a proposta, aprimorar a gestão em Minas Gerais com a implantação em todas as cidades da região. A conversa com os representantes dos segmentos torna-se mais fácil para detectar os problemas vivenciados, carências e outras situações que as lideranças venham a apontar como necessidade.
São iniciativas que podem se converter em políticas públicas para gerar inúmeros benefícios para todos os envolvidos. A aliança estratégica também está voltada para os diferentes territórios delimitados para a ação em Minas Gerais, com a organização da Administração Superior, para fortalecer e tornar concreto o projeto a fim de potencializar o conhecimento cientifico a favor do desenvolvimento de cada região, através da interação, grupos organizados, instituições públicas de ensino, setor produtivo e entidades vinculadas ao desenvolvimento social.
Em Manhuaçu, a semente lançada
Em Manhuaçu, os participantes discutiram o emprego do aplicativo de tecnologia para a agroecologia, para que os produtos cheguem mais rápido ao consumidor e ainda energia renovável (solar). Além de um trabalho a despertar o espírito empreendedor dos jovens que estão terminando o 2º grau. “Hoje podemos perceber que o queijo de minas, a cachaça, o café e outros produtos orgânicos estão surgindo com força no mercado, e fazendo a diferença dentro da agroecologia”, comenta Tarcíso Cirino.
O idealizador para a implantação do programa “Aliança Estratégica” na região, Gabriel Guerra acredita que a partir das discussões e o surgimento de novas ideias, as possibilidades de atuação serão bastante favoráveis à elaboração de projetos que desenvolvam a região. “Nossa região precisa de melhor aplicação da ciência, tecnologia, pesquisa, ensino e extensão na solução de problemas e a busca por propostas relevantes para o desenvolvimento”, cita Gabriel Guerra.
Eduardo Satil