Profissionais da educação realizam assembleia estadual nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 04/04, profissionais da educação de Minas Gerais promovem uma assembleia estadual, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, com o objetivo de reivindicar pagamento do piso salarial conforme acordo assinado, fim do parcelamento dos salários e do 13º, atendimento de qualidade pelo IPSEMG, nomeação de concurso público, e pelo cumprimento dos acordos assinados.
A paralisação de professores da Rede Estadual de Ensino, que se iniciou no dia 08 de março, já se estende por quase 30 dias. Durante o período, foram realizadas atividades de fortalecimento da greve com a comunidade escolar e também com outros setores do funcionalismo público estadual, além de atos regionais para mobilização da categoria, conforme explica a coordenadora do Sind-UTE, subsede Manhuaçu, Fani Hott. “E a mobilização desta quarta visa despertar a atenção do Executivo de Minas para que ele cumpra os acordos assinados com a categoria”, reitera a coordenadora.
Nota do Governo Estadual
A respeito do movimento dos trabalhadores da rede estadual de Educação, a Secretaria de Estado de Educação destaca em nota que o Governo de Minas Gerais se empenhou nas últimas semanas na busca de uma conciliação com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) que atendesse as partes envolvidas e garantisse a regularidade do ano letivo dos estudantes da rede.
A Secretaria prossegue ao afirmar que as dificuldades orçamentário-financeiras enfrentadas pelo Estado, já havia sido apresentado em diversas ocasiões ao SindUTE como sendo o principal empecilho para a concessão dos reajustes do Piso neste momento. Os representantes do Governo salientaram que o pagamento do Piso Nacional é um ponto de entendimento entre o Sindicato e o Governo e que a discussão neste momento é quando será possível pagá-lo conforme o acordo fechado com a categoria em 2015.
Danilo Alves