Morre presidente do TJMG: Herbert Carneiro atuou na comarca de Caratinga
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, morreu na noite desta quinta (5), em Belo Horizonte. Ele estava com 58 anos e sofria de um câncer. Segundo o TJMG, o corpo dele será velado a partir das 9h no salão do Plenário da nova sede do tribunal, na avenida Afonso Pena.
Natural de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, Carneiro era presidente do TJMG desde julho de 2016 e desembargador no órgão desde 2009. Ele estava afastado do cargo desde fevereiro para o seu tratamento.
O desembargador Herbert Carneiro ingressou na magistratura em 1992. Atuou nas comarcas de Almenara e Caratinga, onde exerceu, também, as funções de juiz eleitoral e juiz da infância e juventude. A partir de 1998, foi juiz na comarca de Belo Horizonte, onde exerceu as funções de juiz diretor dos juizados especiais criminal e cível, juiz orientador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, juiz da Vara de Execuções Criminais e juiz membro da Turma Recursal Criminal.
Leia, na íntegra, a nota de falecimento emitida pelo TJMG:
“É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Herbert Carneiro. Querido Amigo e Líder de nossa Magistratura e do Poder Judiciário Mineiro.
A seu pedido, será velado no Salão do Plenário do TJ, sede nova. A partir de 9 h. Avenida Afonso Pena, 4001, bairro Serra, Belo Horizonte.
O desembargador Herbert Carneiro, natural de Conceição do Mato Dentro,é filho de Bruno Pires Carneiro e Ivoniles de Almeida Carneiro.
É presidente do TJMG desde o dia 1º de julho de 2016.
Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde o dia 30 de abril de 2009.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1985.
Ingressou no TJMG, em 19 de fevereiro de 1980 na função de atendente judiciário.