Encontro da EPAMIG apresenta tecnologias para o trato do café
Extensionistas, técnicos e cafeicultores poderão participar no dia 26 de abril (quinta-feira) do 13º Encontro Tecnológico do Café, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O evento acontece no Campo Experimental da EPAMIG em São Sebastião do Paraíso.
Com uma programação de engloba oito estações de campo, os assuntos abordados vão da resistência a doenças e pragas à qualidade do café. O desenvolvimento de cultivares tolerantes a seca, ácaros do cafeeiro, soluções para alta produtividade do cafeeiro, manejo de ferrugem do cafeeiro, nutrição eficiente na cultura do café e tecnologias utilizadas na cafeicultura, serão os temas palestrados nas estações de campo. Em paralelo, empresas especializadas apresentarão insumos, maquinários e produtos relacionados ao agronegócio do café.
Segundo o chefe-geral da EPAMIG Sul, Rogério Antônio Silva, os assuntos abordados, em sua maioria, são demandas de produtores e extensionistas que trabalham com o produto. “Este ano, como tivemos uma entressafra mais seca, a incidência da broca-do-café diminuiu, abrindo espaço para tratar de outras pragas que também atacam o café, como o ácaro do cafeeiro”, afirma Rogério.
O evento é organizado da EPAMIG, com parceria do Consórcio Pesquisa Café, Fapemig, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Agronômico, Emater-MG, Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e Copasa.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia e local de evento. Para mais informações: (35) 3821-6244 ou (35) 3531-1496.
13º Encontro Tecnológico do Café
Data: 26 de abril de 2018
Hora: 7h30
Local: Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso
Estrada Via Guardinha, km 12,5
Distrito de Guardinha.
Que tal comemorar o Dia Internacional do Café com uma deliciosa receita de shake de café com chocolate?
No dia 14 de abril, comemoramos o Dia Internacional do café.
Apesar do momento ruim de preços baixos, é questionável a comemoração neste dia festivo. Embora, na nossa região, a cultura cafeeira, é ainda um bom negócio.
Mas, independente desta questão momentânea, é uma bebida quente espetacular e deliciosa. E hoje, vamos aprender que ela também é gostosa, do modo frio.
A bebida gelada e cremosa reúne dois ingredientes irresistíveis – café e chocolate. Essa sugestão da Melitta é fácil de ser feita. Confira o passo a passo. Faça-a e prepare-se para os elogios.
Ingredientes
½ xícara (chá) de cobertura de chocolate (150 g)
2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate (300 g)
400 ml de leite integral
5 colheres (sopa) de leite integral em pó (30 g)
300 ml de café coado bem quente
8 colheres (sopa) de farofa crocante doce (56 g)
Raspas de chocolate
Modo de fazer
Distribua a cobertura de chocolate em quatro copos altos. Reserve.
Bata no liquidificador o sorvete de chocolate, o leite, o leite em pó e o café.
Despeje o shake nos copos, coloque por cima a farofa crocante doce e decore com raspas de chocolate.
Rendimento: 4 porções
Fontes: EPAMIG/ SIM – Serviço de Informação Melitta 0800 140203