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Colégio Tiradentes promove campanha de inclusão no Dia Mundial do Autismo

 

Manhuaçu: No dia 02/04, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e para fomentar ações em alusão à data, o Colégio Tiradentes realizou uma mobilização entre corpo docente e alunos do quinto ano escolar acerca da convivência, a sociabilidade e a educação inclusiva dos autistas na rede de ensino da instituição, que conta com três alunos autistas.
Conhecido por todos, compreendido por poucos. Quando o assunto é autismo, boa parte das pessoas ainda não sabe ou entende exatamente do que se trata. O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, que afeta os processos de linguagem, comunicação, interação e comportamento social da criança.
A inserção do aluno com espectro autista no âmbito educacional é assunto que necessita ser aprofundado e analisado com vistas a favorecer sua aprendizagem. A educação voltada para o aluno autista precisa da mesma atenção que é direcionada a uma criança ‘dita normal’, respeitando as limitações próprias do transtorno. Neste contexto, a escola passa a ser um dos espaços sociais de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem das pessoas com necessidades educativas especiais. O referido ambiente beneficia a convivência da pessoa com deficiência ou transtorno e os demais componentes da comunidade escolar.
No âmbito escolar, o professor pode e deve adotar estratégias que favoreçam a interação social do autista com os demais alunos nas atividades escolares. Diante da atuação do docente no contexto escolar, o autista e os demais alunos podem aprender a adquirir uma consciência do mundo e de si mesmos, facilitando o desenvolvimento da comunicação e a socialização entre estes e os componentes da comunidade escolar, os demais alunos, funcionários, docentes, familiares e voluntários que participam da escola.
De acordo com a professora Grimária Aparecida Dornelas, que possui um estudante em sala de aula, o trabalho realizado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo só vem corroborar o projeto de inserção do aluno no contexto da sala de aula. “Neste dia de conscientização, é importante promover uma reflexão das práticas e políticas que cada segmento da sociedade tem adotado para receber pessoas autistas. No Colégio Tiradentes, buscamos a inclusão e a socialização dos alunos com este diagnóstico, além de oferecer apoio especial para àqueles com maior dificuldade de aprendizagem ou convivência”, afirma.
Segundo a professora, os alunos com autismo trabalham com todos os tipos de adaptações em todas as disciplinas – como português, história, matemática, através de materiais estruturados com cores, imagens, que estimulam a participação do estudante em todo o contexto escolar, tanto dentro quanto fora da sala de aula, sempre respeitando o tempo do aluno.
Para Grimária Aparecida, há diversas vantagens na convivência das crianças autistas com outras da mesma faixa etária, desde que se respeite a singularidade de cada criança. Este contato fornece modelos de interação, estimulando positivamente as capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo e exercitando as habilidades sociais durante esta troca no processo de aprendizagem social. Em contrapartida, as crianças com desenvolvimento típico também são favorecidas, na medida em que convivam e aprendam com as diferenças, diminuindo o preconceito e a discriminação.
Ela acrescenta que para se educar um autista é preciso também promover sua integração social. “A escola é o primeiro passo para que aconteça esta integração, sendo possível por meio dela a aquisição de conceitos importantes para o curso da vida. É a escola que deve conduzir o desenvolvimento intelectual e afetivo dessas crianças autistas por meio de uma interação entre os ambientes que ela faz parte, mostrando e ajudando a conhecer a realidade existente na sociedade e proporcionando um saber da humanidade e das relações que a cercam. Desta forma, os autistas requerem ambientes educacionais estruturados e adequados às suas necessidades”, destaca.

Participação familiar

A família do aluno com necessidades educacionais especiais é a principal responsável pelas ações do seu filho, visto que é ela quem lhe oferece a primeira formação. Desse modo, a participação da família em parceria com a escola irá contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, especificamente, do aluno autista “A inclusão do aluno com transtorno constitui-se numa questão bastante delicada, a qual requer toda dedicação não só de nós professores, mas de todos os envolvidos no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno – pais, professores, demais funcionários da escola, amigos, e a sociedade como um todo”, analisa a professora Grimária Aparecida.

Inclusão

Quanto ao processo de aprendizagem de um aluno autista, é necessário pensar em um plano de ensino que respeite sua capacidade e necessidade, e que proponha atividades diversificadas para todos de forma a incluí-lo realmente no contexto escolar. Portanto, é fundamental que o corpo docente tenha conhecimento sobre o autismo e as características e necessidades que esse transtorno gera no aluno. Sabendo, ainda, que cada aluno traz consigo sua história e necessidades específicas. É um desafio para a escola, mas não é impossível, conforme explica o comandante do Colégio Tiradentes, Capitão Santos. “A escola inclusiva é um importante fator para o relacionamento social e o desenvolvimento das habilidades de todos os educandos. Por isso, pensamos na programação inclusiva realizada no dia dois abril. Ela teve o intuito de abordar o respeito às diferenças, repassando conhecimento para os alunos saberem conviver de forma harmoniosa com pessoas autistas”, destaca o comandante do Colégio Tiradentes.

Danilo Alves

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