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Moradores de Santo Amaro se reúnem com Dnit e reivindicam melhorias na BR-262

 

Moradores de Santo Amaro de Minas se reuniram com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com o objetivo de estabelecer melhorias para a trechos considerados críticos no perímetro urbano da BR-262. O diálogo se deve aos diversos acidentes que aconteceram nas em áreas da rodovia que passa por Santo Amaro, sendo último envolvendo o ciclista Gilmar Alves de Freitas, 37 anos, que morreu próximo ao Aeroporto do distrito, no dia 01/03.

Os moradores solicitaram ao órgão federal a implantação de lombadas, melhorias na iluminação, fechamento de uma saída de rua, limpeza e reconstrução de sarjetas e corte de árvores que ameaçam cair em trechos da BR. Durante a reunião, moradores reclamaram da falta de diálogo por parte do Dnit –  quando a unidade responsável por Manhuaçu se encontrava em Rio Casca, em específico com o descaso do órgão em relação as vidas perdidas na BR que passa pelo distrito, e devido as perdas humanas realizaram a mobilização que culminou com o fechamento da BR-262 no dia 02/03.

Em contrapartida, o engenheiro supervisor da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Caratinga – responsável por administrar e executar as obras de manutenção em Manhuaçu, Robson Carlindo Santana, elencou que as manifestações estiveram em desacordo com as propostas estabelecidas pela entidade e, consequentemente, as leis federais, tendo em vista que ocorreram – segundo o engenheiro supervisor, atividades ilegais como depredação de patrimônio público e interdição de rodovia federal.

Passados os momentos de tensão, os participantes se propuseram a enumerar as melhorias propostas para trechos da BR-262 e quando as intervenções teriam prazo para começar e terminar. Segundo Robson Carlindo Santana, o Dnit deu início a implantação de placas de sinalização, faixa de pedestres elevada e sonorizadores em locais da rodovia, e tais intervenções devem ser finalizadas até sexta-feira, 16/03. Ele acrescenta que o corte de árvores começou na quinta-feira, 08/03, e dentro de dois ou três dias – com o prazo vencendo neste domingo, 11/03, este serviço deve ser concluído. Robson Carlindo Santana salienta que os outros assuntos são mais demorados, e uma nova reunião acontecerá no dia 20/03 para dar sequência as outras intervenções.

O engenheiro supervisor do Dnit reitera que a demanda solicitada pelos moradores de Santo Amaro de Minas – em busca de segurança para pedestres e veículos que transitam pela BR 262 serão prontamente atendidas pela entidade federal, apesar de considerar que o local apresenta condições para a mobilidade urbana. “É um trecho que estava bem sinalizado, já tinha radar. Confesso que é um problema novo para mim porque cheguei há menos de sete meses, e temos cerca de cinquenta municípios para atender. Mas tão logo chegaram os pedidos, o DNIT se comprometeu a atendê-los”.

 

Avaliação dos moradores

 

A representante dos moradores de Santo Amaro de Minas, Aponísia dos Reis, avaliou a reunião como positiva, mas fez uma ressalva quanto a manifestação realizada pelos moradores. Segundo ela, toda e qualquer forma de vandalismo e depredação de patrimônio público é condenada pelos moradores. Entretanto, a mobilização ocorreu em decorrência de pessoas que estão cansadas em solicitar amparo para os trechos da rodovia que passa por Santo Amaro de Minas, há mais de 30 anos. “Quanto a sede do Dnit era em Rio Casca não tínhamos solução para o nosso problema. Falavam para nós que não trabalhavam fora de estatística, que necessitavam de números, queriam que a fizéssemos levantamento de quantos acidentes e quantas pessoas morreram nos locais da BR-262 que corta Santo Amaro, para realizarem qualquer tipo de intervenção. E sempre ficávamos na mesma, ter que apresentar dados e ficar somente na estatística, mas a vida não é somente estatística. Precisamos que a obra chegue em Santo Amaro através de boa iluminação, implantação de quebra-molas, faixa elevada de pedestre, e boa sinalização e visibilidade”, disse.

Aponísia dos Reis reitera que o acesso à rodovia também é precário, tanto de quem vem do Córrego Boa Vista quanto para os próprios moradores do distrito, incluindo crianças e idosos. A representante ainda afirma que a falta de sinalização também é um fator determinante para acidentes no local e um radar afixado em determinado trecho da rodovia não supre a segurança necessária a população de Santo Amaro, pois motoristas e carreteiros jogam para o outro lado da pista (contramão) para passar pelo radar sem ter que frear. “Porém, fizemos o manifesto e tivemos uma resposta do Dnit de Caratinga para que as melhorias sejam implantadas na BR-262. Se eles cumprirem o acordo estabelecido nós também vamos pôr em prática o determinado, e não teremos mais situações envolvendo depredações. É uma questão de entendimento, diálogo e eu acredito que nós estamos no caminho certo”, finaliza.

 

Protestos e acidente

 

Os protestos tiveram início após a morte do ciclista Gilmar Alves de Freitas. Ele conduzia uma bicicleta, quando na tentativa de atravessar a rodovia foi colhido por uma motocicleta e depois atropelado por um outro veículo.

Uma das reinvindicações dos moradores era a instalação de quebra-molas no trecho entre aeroporto e o posto de combustíveis, logo após ao trevo, no sentido para quem vai para Belo Horizonte. “Estamos cansados de ver nossos amigos e familiares perderem a vida nesta estrada e ninguém fazer nada. Mesmo com o radar aqui no trevo, os carros descem do aeroporto em alta velocidade”, disse Cristina Mayrink, Presidente da Associação de Moradores de Santo Amaro.

O trecho da rodovia que corta o distrito é de pouco mais de dois quilômetros. “Temos muito moradores que residem do outro lado da BR e todos os dias adultos e crianças enfrentam o desafio de atravessar a BR seja pra ir ao mercado, igreja, na casa de amigos e para a escola”, completa.

O protesto fechou a rodovia por quase 10 horas, nem mesmo a chuva forte no meio da tarde acalmou os ânimos dos moradores.

 

Danilo Alves

 

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