Ex-aluna da Guarda Mirim se torna Soldado aluno da Polícia Militar
A Jovem Juliana Emerick, 27 anos, moradora de Martins Soares é uma dos Soldados 2ª Classe do Curso de Formação de Soldados da 195ª Cia de Ensino e Treinamento da Polícia Militar com sede no 11º Batalhão em Manhuaçu.
Ela atribui o seu interesse pela vida militar à sua passagem pela Guarda Mirim no início da sua adolescência, na cidade de Martins Soares. “Eu conheci a carreira Militar na Guarda Mirim, sob coordenação do então Tenente Gilmar Garcia e Sargento Fonseca juntamente com outros militares que na época trabalhavam no destacamento, nós recebíamos instruções de disciplina, hierarquia e princípios militares, nas aulas que eram ministradas pelos militares da cidade, e pela Sr.ª Andreia, esposa do Tenente Garcia. Nas atividades da Guarda Mirim além do ensino militar erámos motivados a nos tornarmos pessoas melhores para o mundo, e a partir daí nasceu a minha vontade e o amor pela carreira militar”, disse.
Juliana destacou ainda que após sair da guarda mirim, continuou os estudos com fins de ingressar na Polícia Militar, ocasião em que ouve mudança para ingresso na Instituição, a qual passou a exigir o nível superior de formação para ingresso em seus quadros, ocasião em que prestou vestibular e concluiu o curso superior em Educação Física, e conseguiu aprovação em dois cargos professor. E enquanto dava aulas continuou com os estudos e conseguiu aprovação no curso para Soldados da Polícia Militar para a capital mineira, no qual ela iniciou o curso de formação no ano de 2017, ano em que também conseguiu aprovação no curso de Soldados para o interior do Estado, sendo aprovada desligou do curso de Soldados da capital e veio realizar o curso de formação em Manhuaçu para fins de ficar mais próximo da família. ‘‘E hoje graças a Deus, à família e aos amigos, depois de muitos desafios estou realizando o meu sonho de adolescência, que é poder ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais”, ressalta.
Base forte
As atividades da guarda mirim de Martins Soares ocorrem de segunda-feira a sexta-feira. Os alunos participam de aulas que valorizam cidadania, disciplina militar, educação moral e cívica, além de práticas esportivas e reforço escolar.
De acordo com o Capitão Luiz Reis, Comandante da 195ª Cia de Ensino e Treinamento, a iniciativas como esta não tem o foco de formar novos guardas, mas promete ajudar esses pequenos sonhadores a escolherem o caminho certo e alcançarem seus objetivos. “Projetos como as guardas mirins tem como principal fundamento inclusão social em parceria com as instituições públicas e privadas, no qual é trabalhado a formação de valores dos participantes e os encaminharemos para cursos profissionalizantes com o intuito de afastá-los das ruas e das drogas”, explica.
A participação da polícia militar e outras instituições de segurança em projetos sociais tem contribuído bastante na formação de novos cidadãos. “A exemplo da Juliana temos um outro aluno que passou pelo “Instituto Caminhar”, que também trabalha na formação de jovens e adolescentes, além de outros alunos que já se formaram e passaram por uma guarda mirim e hoje fazem parte do quadro da Polícia Militar de Minas Gerais”, comenta o Oficial.
Atualmente 101 soldados 2ª classe fazem parte do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais e a grade curricular conta com aulas téoricas e práticas, entre os dias 03 e 19 de fevereiro aconteceu o primeiro estágio prático. “Neste Período eles participaram de diversas ações de policiamento ostensivo como a realização de blitzes, incursões em vielas e bairros de Manhuaçu e outras cidades da área do 11º Batalhão, inclusive com a participação na Operação Carnaval reforçando a presença da polícia nas ruas e a participação em ocorrências complexas com a apreensão de armas e drogas”, pontua Capitão Reis. Ainda no decorrer do curso outras aulas práticas aconteceram sempre coordenados por um militar formado.
Palavras do Comandante
De acordo com Comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Sérgio Renato, a filosofia dos programas sociais como a guarda mirim e Proerd gira em torno da utilização de um policial devidamente fardado, tratando de temas como a prevenção às drogas e à violência nas escolas públicas e na comunidade, civismo e a formação de valores. “ Um dos objetivos é desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades que a possibilitem a tomarem decisões importantes por meio das orientações passadas pelos militares e estar recebendo em nosso meio alunos que passaram por um destes projetos é a certeza de que estamos colhendo bons frutos de uma sementinha que plantamos lá trás a cerca de 13, 14 anos e isso muito nos gratifica”, disse o Comandante.
Projeto Jovem de Atitude e Instituto Caminhar
O Projeto Jovem de Atitude é realizado nos municípios de Manhumirim, Martins e Mutum, numa parceria da polícia militar, que na maioria das vezes os militares são instrutores voluntários do projeto e do comercio e entidades sociais dos municípios, onde os alunos recebem orientações de disciplina militar e acompanham o dia a dia dos adolescentes. “Sem o apoio da comunidade e, sobretudo da Polícia Militar, não seria viável a manutenção do projeto. Agradeço todos pela dedicação”, destacou Wardislau Ferreira, o “Branco”, presidente do Projeto em Martins Soares, juntamente com Aloísio Canta Missa.
Em Manhuaçu o Instituto Caminhar é coordenado pelos Agentes de Segurança Pública Vieira e Rocha.
Jailton Pereira – Tribuna do Leste