AMACORR é destaque por onde passam seus atletas
Praticar esporte tem sido uma ‘mania’ sadia que cativa adolescentes, jovens, adultos e até pessoas de idade mais avançada. Correr pelas ruas é uma realização de muitos que superam o tempo, atingem o limite e sabem que mais do que qualquer pódio ou reconhecimento, o maior prêmio está exatamente na conservação da amizade, que perdura há meses para uns e muitos anos para outros, numa dedicação total às corridas. Quem corre sabe que além da busca da promoção à saúde, estética, integração social, o exercício faz bem à mente.
O grupo de atletas de Manhuaçu começou como se fosse apenas um exercício físico no final do dia. Agora está consolidado em competições que reúnem corredores de todo o Brasil, com nível elevado e técnica de movimento, que não intimida os 80 atletas que agora se organizaram e competem de igual para igual. Por onde passam são reconhecidos como “Os Corredores de Rua de Manhuaçu “, que levam alegria misturada com a vontade de vencer. Sempre largam em grupo fechado a fim de ganharem destaque, junto aos demais participantes, para recuarem diante das “feras da velocidade”, que sempre garantem um lugar no pódio para enaltecer o nome de Manhuaçu e da equipe. Para isso, treinam com seriedade todos os dias na ciclovia e pelas ruas. Onde passam chamam a atenção pelo desempenho e a disciplina que todos têm, além do cuidado para realizar o treinamento. Os participantes do grupo “AMACORR” são de idades variadas, com o mesmo espírito de competição e busca constante na melhora da execução das atividades da vida diária, para estarem bem preparados com aptidão física e muita disponibilidade.
Em entrevista à reportagem “TL”, a vice-presidente da AMACORR, Adriana Bastos e a professora de Educação Física, Marina Meireles falaram sobre as atividades desenvolvidas, bem como a importância do exercício físico para o corpo humano.
De acordo com Adriana Bastos, desde a criação da AMACORR, em 2016, a união foi um fator importantíssimo para a organização, ter força junto ao Poder Público e também facilitar a locomoção dos atletas para competirem em vários lugares. Os associados contribuem com uma mensalidade, para proporcionar e cobrir despesa nas viagens. Em todas as competições, o número de participantes é significativo. “Agora estamos na expectativa para uma participação maciça em Jerônimo Monteiro (ES), que acontecerá no dia 29 de julho. Mas antes, haverá a maratona do Rio de Janeiro, que contará com vários atletas da AMACORR”, explica Adriana Bastos. Outras corridas em cidades da região também estão no calendário da associação, para que haja participação ativa dos atletas de Manhuaçu. Vários corredores da AMACORR ganham pódio, e enaltecem o nome da equipe.
A professora de Educação Física, Marina Meireles destaca que, os benefícios são inúmeros para quem cria o hábito de realizar atividade física diária. A atividade ajuda a lubrificar as articulações e manter o corpo mais saudável, além do controle do colesterol e o emocional. A corrida de rua é algo diferente que tira a ansiedade, depressão e faz bem à alma.
Marina Meireles detalha a diferença que existe entre atividade física e o exercício físico. Ela explica que, o exercício físico é aquele que você vai à academia e tem um programa a ser seguido e controle. A atividade física vai além do exercício físico. É uma caminhada, uma mudança de habito diário, como ir para o trabalho a pé. “O importante é exercitar, para não enferrujar. Nós gostamos de correr e, queremos que outras pessoas pratiquem, para terem vida mais saudável ”, detalha Marina Meireles.
Eduardo Satil