DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Vigilância Ambiental discute reativação do Comitê de combate ao mosquito Aedes

1506726975-732562943

Para conscientizar e proteger a população das inúmeras doenças, a Vigilância Ambiental iniciou a mobilização junto à comunidade, no sentido de que as pessoas tenham consciência e participem das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Como forma de fortalecer a parceria com outros segmentos, o setor de Vigilância Ambiental realizou a reunião, na quarta-feira, 20/12, para a reativação do comitê de combate ao mosquito. Foram convidados representantes de várias instituições, porém, compareceram somente representante do 11º Batalhão, Hospital César Leite e Secretaria Municipal de Agricultura.

comitê

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, que liderou a reunião, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido rotineiro em Manhuaçu, porém, as atenções acabam se voltando para outros setores e esse trabalho não pode parar e por isso o comitê precisa ser reativado. Emilce Estanislau ressalta que cada morador precisa estar empoderado e responsável a executar suas ações, principalmente no período chuvoso e propício para a eclosão dos óvulos do mosquito.

Muitos mosquitos estão aparecendo e trazendo incômodo a moradores. A população pode ajudar na prevenção. “Cada cidadão deve cuidar dos espaços próximos da sua residência e não permitir água parada. Agora, com o verão, esse risco aumenta, pois, as chuvas e o calor são tudo que o mosquito precisa para se proliferar”, ressalta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau.

A campanha com o tema “Com o Aedes não se brinca” já teve início a nível nacional, estadual e agora municipal, mesmo com uma situação mais calma, há a necessidade da reativação do Comitê de Combate ao Aedes. Para Emilce Estanislau, o Comitê será fundamental para intensificar os trabalhos nos bairros, através de mutirões e com cada pessoa fazendo a sua parte, com cuidados necessários e foco que seja a prevenção.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo