DestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

Reduto: professora lança livro que conta histórias de sua família

Aconteceu nos dias 06 e 07 de janeiro de 2018, em Reduto, o primeiro encontro da família Souza e Silva, descendes de Evaristo de Souza e Rita Maria da Silva, família nascida e criada na região. O ponto alto do reencontro foi o lançamento do livro “Legado da Vida’, que relata a história dos patriarcas Evaristo e Rita e a primeira geração de filhos. A obra foi elaborada pela professora Flávia Batista Moreira de Souza, que demorou cerca de 3 anos para escrever o livro com base em inúmeras pesquisas de dados para realizar o aprofundamento dos fatos.
A escritora afirma que a ideia da obra surgiu de uma festa realizada em virtude dos 90 anos de sua avó, Rita Maria da Silva, na qual desenvolveu uma mini história relatando as situações da vida de sua avó.

Posteriormente, as anotações foram reencontradas pela escritora que decidiu levar a frente uma história mais ampla da família, englobando não só Rita Maria, mas seu esposo Evaristo de Souza e os filhos – os momentos de suas fases infantis, o que gostavam de fazer na época, seus tempos de escola e suas atividades nas escolas. “De leitura atraente, delicada e humana, o livro põe ao alcance da família Souza e Silva, vizinhos e comunidade, a trajetória de uma família grandiosa que será sempre lembrada pela humildade e alegria”, destaca.
Ainda durante o encontro, foi exposta uma árvore genealógica da família composta por 184 pessoas, além de estatísticas e linha do tempo tomando por base a primeira geração da família Souza e Silva. “Comecei desde o meu tataravô Pedro até os filhos dos dias de hoje”, complementa Flávia Batista Moreira de Souza.

Origem

A família originou-se em Reduto – os avós nasceram na zona rural da cidade, e a maioria dos parentes residem no local. Por conta de dificuldades da família, algumas pessoas migraram para Rondônia – a mãe de Flávia reside nessa cidade, Paraná e Rio de Janeiro. Entretanto, apesar da distâncias entre as localidades, somente alguns parentes do Paraná não compareceram ao evento, os demais presenciaram o momento familiar.

Integração familiar

De acordo com Flávia Batista Moreira de Souza, o encontro da família Souza e Silva permitiu que crianças e adultos conhecessem os costumes da época dos avós através de contato com utensílios antigos, jogos e brincadeiras. Ela acrescenta que foram dois dias de grande emoção e que possibilitaram uma convivência fraterna entre os parentes que há muito tempo não se viam. “E estreitar os laços afetivos com aqueles que moram pertinho, mas que na correria da vida cotidiana não possuem tempo para realizar aquela boa conversa entre família. Somo gratos a Deus por fazer parte desta família e ter esta oportunidade de eternizar momentos de nossa história juntamente com um pouco do nosso legado”, finaliza a escritora.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo