Paróquia do Bom Pastor recebe novo pároco e vigário
Com a saída do padre José Raimundo, SDN “Mundinho”, para assumir a presidência da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora como Superior Geral, foi nomeado o novo pároco da Paróquia do Bom Pastor, em Manhuaçu. Foi empossado na manhã deste domingo, 14/01, o Pe. Heleno Raimundo da Silva, SDN como pároco e, o Pe. Sebastião Santana, SDN é o novo vigário.
Veja aqui a galeria completa de fotos
Os dois sacerdotes foram recepcionados pelos paroquianos e católicos das 29 comunidades ligadas à paróquia Bom Pastor. A missa foi presidida por Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, (Manhumirim). Também participaram o ex-superior da Congregação, Padre Aureliano De Moura Lima, além dos padres Júlio Pessoa Franco, André Queiroz, Frater Mateus e seminaristas. No início da Santa Missa foi procedida a leitura da Provisão de Posse, onde o Pe. Heleno foi aplaudido com alegria e fervor por toda assembleia presente. Na oportunidade, recebeu do Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias uma Procuração com poderes para bem administrar a paróquia. Bem como o Pe. Sebastião Santana como vigário. A carta de Provisão de Posse foi assinada por Dom Emanuel Messias e Pe. Agrimaldo José Teixeira (chanceler). A missa teve continuidade e durante sua homilia, Padre Marcos Antônio destacou o trabalho do sacerdote missionário e, a força para levar a mensagem às comunidades.
Pe. Marcos fez votos de que o ministério de Pe. Heleno possa ajudar a toda a comunidade, com a ajuda das lideranças leigas, todas as pessoas que formam as comunidades da paróquia a seguirem os passos de Jesus, buscando criar a Igreja acolhedora, sensível. “Que Deus abençoe o seu ministério. Servir com carinho e levar a Palavra. O que a Igreja pede e o que sempre plantou o Servo de Deus, Padre Júlio Maria de Lombaerde”, disse.
Os coordenadores da comunidade, Laerte Medeiros Souza e a esposa Ariana dirigiram aos sacerdotes uma mensagem de boas-vindas. Marlene Hott, representando todos os grupos de movimentos também dirigiu ao novo pároco e ao vigário, a alegria e as boas-vindas à Paróquia do Bom Pastor.
Ao falar de sua chegada em Manhuaçu, Pe. Heleno disse que esse é um momento importante em seus quase 20 anos de sacerdócio, pois, é a primeira vez que assume uma paróquia. “Venho consciente do grande desafio que é dar continuidade aos trabalhos que meus antecessores realizaram até agora. Tenho consciência da bonita caminhada e organização pastoral desta paróquia”, disse. Segundo ele, agora quer conhecer bem a paróquia com suas respectivas comunidades e seus conselhos pastorais, os diversos grupos e movimentos. Para isso, estará se colocando primeiramente na postura de escuta de todos, especialmente, dos fiéis leigos e leigos diretamente envolvidos nos trabalhos de evangelização.
Padre Heleno conta que, há 10 anos atrás trabalhou em Manaus e, coincidentemente agora assume a Paróquia Bom Pastor ao lado do Padre Sebastião Santana, amigo nos trabalhos também em Manaus.
O vigário empossado, Pe. Sebastião Santana falou de sua imensa alegria em retornar e, desta vez para trabalhar na Paróquia Bom Pastor. Em 1990 a 1991 trabalhou na Paróquia São Lourenço, fortaleceu as ações das comunidades rurais e conselhos surgiram. Em Mato Grosso trabalhou durante 10 anos, com a formação/escola bíblica junto aos Luteranos. “Agora eu retorno após 26 anos e, tenho a expectativa grande por Manhuaçu que é cortada por duas importantes rodovias federais. A Paróquia do Bom Pastor é um alicerce forte para a formação e união das pessoas na Diocese de Caratinga. Faremos muitas atividades para despertar e, a proximidade do padre junto às comunidades faz a diferença”, disse Padre Sebastião Santana.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste