Escola Maria de Lucca receberá Projeto de Educação Integral
A discussão sobre Educação Integral e Integrada está cada vez mais presente na agenda das escolas brasileiras, principalmente as públicas. A grande novidade deste ano é a implantação da Educação Integral e Integrada também para o Ensino Médio, em 44 escolas estaduais. Além das escolas que iniciaram a oferta em 2017, para o próximo ano, o Ministério da Educação (MEC) já deferiu uma lista com outras 36 escolas que iniciarão as atividades em 2018. Com essa nova listagem, a expectativa é que Minas Gerais tenha cerca de 19.600 estudantes do Ensino Médio participando da Educação Integral e Integrada.
Em 2018, Minas Gerais passará a contar com 80 escolas estaduais atendendo a alunos do Ensino Médio na Educação Integral e Integrada. Entre as instituições contempladas, a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, de Manhuaçu, recebeu no dia 22/12, as primeiras etapas do programa, que será desenvolvido junto aos alunos do 1º ano do ensino médio, a partir do próximo ano letivo. O tem como objetivo possibilitar a complementação de oportunidades de aprendizagem, através da oferta de atividades educativas diversas, por meio da articulação e da otimização do tempo e do espaço escolar, com ampliação da jornada escolar. A proposta é reorganizar o espaço e o tempo do aluno por intermédio de um currículo integrado e flexível, que passa a ser entendido como um eixo dinâmico, integrador e estimulador de todas as ações projetadas e desenvolvidas pela escola.
Para que a implementação da Educação Integral e Integrada aconteça na instituição, o diretor da Escola Maria de Lucca Pinto Coelho, Marcelo de Carvalho Mendes, destaca a importância da participação da comunidade escolar. Ele salienta que uma reunião entre profissionais do educandário e pais dos alunos que irão cursar o primeiro ano estabeleceu um primeiro dialogo sobre a proposta da Educação Integral e Integrada. Marcelo acrescenta que o desenvolvimento pleno que se espera da Educação Integral só será efetivo se a proposta pedagógica for composta por diferentes linguagens, numa perspectiva integrada, visando o aprofundamento de saberes e o aprimoramento de habilidades e competências. Para isso, é imprescindível promover a reconstrução do Projeto Político Pedagógico (PPP), de forma coletiva e compartilhada, potencializando os conhecimentos e saberes que os estudantes, as famílias e a comunidade trazem para a escola. Nesse diálogo entre os diferentes saberes, deixam-se claras as intencionalidades e expectativas de aprendizagem, acolhendo os interesses dos estudantes e da comunidade e ampliando os repertórios.
Segundo o diretor da Escola Maria de Lucca Pinto, um dos desafios contemporâneos da educação brasileira é a ampliação do tempo, dos territórios e das oportunidades educacionais nas escolas para garantir e qualificar a aprendizagem dos alunos na perspectiva da Educação Integral e Integrada. “Nesse sentido, as atividades que ultrapassam as 4 horas diárias previstas no ensino regular devem se articular com o projeto pedagógico das escolas e atender aos múltiplos aspectos da Educação Integral e Integrada, tais como as ações complementares à escola, ações comunitárias, arte e educação, esporte e educação, atendimento individualizado a cada aluno, atendimento a crianças em situação de risco, entre outras”.
De acordo com a inspetora escola, Josiane Nogueira da Gama, o objetivo da ação é possibilitar a formação integral de crianças, jovens e adolescentes, ampliar a oferta de saberes, incluir os campos das artes, cultura, esporte, lazer, mobilizando-os para melhoria do desempenho escolar, fortalecer a Rede Estadual de Educação Profissional, garantir a proteção social e a formação para a cidadania e reduzir a evasão. “É um programa que Minas adequou aos moldes da nossa educação para atender as nossas necessidades, e o objetivo principal é atender os jovens em sua integralidade”, pontua.
06
Plano Nacional de Educação
A Educação Integral e Integrada na educação básica assegura jornada escolar igual ou superior a 7 horas diárias (ou 35 semanais) durante o período letivo e vem ao encontro das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que tem como propósito assegurar o acesso e permanência dos estudantes na educação básica, com melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo as condições ao desenvolvimento de saberes e habilidades dos estudantes, ampliando a oferta da jornada em tempo integral.
Como reforço dessa agenda, PNE, sancionado em junho de 2014, apresenta diretrizes objetivas para melhorar a qualidade da Educação e superar as desigualdades educacionais. Assim, algumas metas se destacam por se relacionar com a Educação Integral, conforme explica a diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, Vitória Magalhães, “Com base numa coordenação federativa, consequentemente, impõem-se aos Planos Estaduais e Municipais de Educação – instrumentos de planejamento e gestão das políticas educacionais dos estados e municípios brasileiros – o desafio de colocar em prática a política de Educação Integral, considerando realidades, contextos, desafios e potencialidades locais”.
Vitória Magalhães reitera que num primeiro momento só ocorrerá a Educação Integral e Integrada somente na Escola Maria de Lucca, e a SRE dará todo o suporte necessário a implantação e desenvolvimento da Educação Integral e Integrada – através de sua equipe pedagógica, juntamente com membros da escola e Secretaria de Estado da Educação. Uma reunião está marcada para o dia primeiro de fevereiro de 2018, aonde as partes vão dialogar sobre os ajustes finais para fornecimento do suporte pedagógico e financeiro para deixar a escola apta a receber os alunos para o projeto da Educação Integral e Integrada.
A diretora da SRE fala sobre a previsão do programa ser implantando em outras escolas da jurisdição de Manhuaçu. “Existe a possibilidade. Só que depende de verbas cedidas pelo Governo Federal. Para este ano foram liberadas 44 escolas para Minas Gerais e uma delas para a Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, no caso a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho. A intenção é que se estenda para outras escolas de ensino médio da jurisdição de Manhuaçu. Obviamente, depende de uma disponibilidade financeira por parte do órgão federal”.
Danilo Alves