CulturaDestaqueRadio AM710Radio FM

Curso de Férias para Educadores Populares pode ser realizado em Manhuaçu

Caratinga sediou no fim de semana, a 3ª edição do curso de Férias para Educadores Populares, com uma participação significativa de pessoas de várias localidades que durante os quatro dias trocaram experiências, discutiram diretrizes para despertar a sociedade para os variados problemas atuais.

O curso de Férias para Educadores Populares foi realizado pela Diocese de Caratinga com várias parcerias, principalmente com a Superintendência Regional de Ensino e Universidade Federal de Ouro Preto, que auxiliaram nas discussões temáticas do evento, que trouxe temas importantes a serem discutidos com a sociedade organizada, integrantes de organizações Quilombolas, tribos de índios Krenak e Pataxó e representantes do movimento afro-brasileiro. Eles tiveram participação assídua, discutiram amplamente os assuntos, já que o evento teve o objetivo de valorizar, multiplicar a diversidade e abrir as portas às culturas existentes.

Para palestrar no evento, os organizadores convidaram o Deputado Federal, Patrus Ananias, com o tema “As raízes da crise política atual – Análise de Conjuntura”. O parlamentar destacou sobre a necessidade de despertar e alargar a consciência das pessoas, fortalecendo as raízes e tradições, e que, consequentemente, haja um efeito multiplicador, que são as pretensões desta iniciativa.

Outro momento importante do evento foi a presença do Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, especialista em Direito Canônico. Dom Paulo Peixoto fez uma profunda reflexão sobre a defesa da vida e, ainda apresentou dados de um levantamento realizado que mostra que o Brasil tem 3% da população mundial, mas tem 13% dos assassinatos do mundo, que tiram o sossego da sociedade.

O curso também discutiu assuntos relacionados à Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”, com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”. De acordo com o professor, Marco Antônio Cabral, presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, os participantes de diversos estados puderam ampliar o conhecimento acerca da atual conjuntura e absorver ideias a serem trabalhadas junto às comunidades na formação do cidadão.

Marco Antônio Cabral ressalta, ainda, a possibilidade de trazer o curso de Férias para Educadores Populares para Manhuaçu, a fim de fortalecer os movimentos sociais existentes para despertar novas lideranças. “Durante esses quatro dias, vivenciamos algo novo em busca de mudanças e fortalecimento. Se faz necessário olharmos de forma diferente, para mudarmos de atitude para o crescimento”, destaca Marco Antônio Cabral.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo