DestaquePe. José Raimundo (Mundinho)Radio AM710

Reflexão: as pedras no Natal de Jesus!

Ouça a reflexão

A festa do Natal é uma das datas mais queridas do calendário cristão. No universo católico a festa vem carregada do sentido pascal. É o mistério da redenção iniciado na encarnação do Filho de Deus. Deus entra na história humana através de Jesus Cristo. Ele não aparece de forma extraordinária, mas na simplicidade do humano jeito de abraçar a vida: foi concebido no seio materno de uma jovem mãe, gestado no período normal de nove meses e dado à luz.

Foi assim que Jesus apareceu entre nós, tão humano, por isso tão divino! Nasceu numa estrebaria na Belém periférica, fora da grandiosidade da Jerusalém.

Pouca gente ficou sabendo! Os pastores, gente humilde e pobre que dormia ao relento cuidando das ovelhas, foram avisados que uma jovem mãe deu à luz a uma criança lá na estrebaria. Foram correndo para ver, porque segundo o relato do evangelista foram anjos de Deus, seres celestes, que coalharam os céus, num ritmo festivo de dança, de alegria exultante, de cânticos exuberantes, que comunicaram a eles a notícia do nascimento.

A Igreja acolhe o fato com o olhar que vai muito além de uma data festiva. O Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador, o Redentor que, na frágil pessoa do menino, nascido na pobreza e vulnerabilidade dos recursos, se esconde o Filho de Deus encarnado.

Uma realidade nova se inicia com este nascimento. A inserção de Deus na história humana transforma a própria história: passa a ser a História da Salvação. Neste quadro é possível contemplar o grande amor de Deus pelas criaturas. Não se contentou com a fatídica história do mal, representada no pecado, mas a subjugou na força da graça salvadora.

Com o passar dos anos as festividades natalinas foram se diversificando em suas modalidades. Diversas manifestações foram se criando e, hoje, o Natal tem um sentido carregado de outros interesses, que o faz uma festa até sem identidade cristã, ou seja, festeja-se muito e se ignora o principal objetivo da festa: o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mistério da Encarnação do Filho de Deus que veio habitar em nosso meio.

O comércio aproveita para efetivar bons momentos de vendas. As indústrias alimentícias e de outros ramos não deixam de oferecer os produtos para abrilhantar a festa. Surgiu no folclore a figura do Papai Noel, o bom velhinho que presenteia crianças e jovens, adultos e idosos, mulheres e homens. Tornou-se uma figura emblemática do Natal, o Papai Noel!

O Natal antes carregado de espiritualidade vai perdendo terreno para a materialidade. O que importa é ganhar presentes, ou doar algum mimo aos parentes e amigos, aos funcionários e clientes. Mesmo que aqueles e aquelas, sensibilizadas pelo espírito natalino, distribuem os presentes, nem sempre são vistos com olhar da misericórdia, da caridade, do amor  e da partilha.

Lamentavelmente, o noticiário registrou uma comunidade que recebia os presentes do Papai Noel atacado ao final a equipe, porque perceberam que tinha acabado o estoque de guloseimas (balas e doces) a serem distribuídas.

“O Papai Noel voluntário de Itatiba (SP) levou um susto enquanto desfilava de trenó pelas ruas do bairro Porto Seguro, no domingo (10), ao distribuir doces para os moradores. A apresentação foi comprometida quando as crianças descobriram que as balas haviam acabado e começaram a atirar pedras na equipe do ‘bom velhinho’. Ninguém ficou ferido, mas um dos membros do grupo quase foi atingido na cabeça enquanto estava de costas para os agressores. Segundo um dos ajudantes do ‘bom velhinho’, não foi o primeiro ataque no bairro Porto Seguro, o que fez com que as visitas fossem suspensas nos últimos quatro anos”.

Não podemos permitir que o Natal perca o seu verdadeiro sentido! Ele é envolto na festa, na presença, na recepção, no acolhimento. O Natal é a festa de Jesus Cristo que só distribui amor e compaixão.   O maior presente do Natal é presença do Menino Deus entre nós.

Assim desejamos a todos os leitores um santo Natal, de luz, de doação, de acolhimento, de partilha.

Que a Estrela do Natal, indicando o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ilumine sempre na busca e concretização do ideal cristão em ser presença nas realidades que clamam aos céus e que imploram nossas ações!

Muita paz e saúde

         Compreensão e cuidado

                   Neste Natal e no Ano Novo.

                            Boas festas!

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo