Moradores do Bairro São Vicente cobram UBS em reunião com a prefeita Cici Magalhães
Nessa quinta-feira, 16/11, a prefeita Cici Magalhães esteve participando da reunião junto a Associação de Moradores do Bairro São Vicente. Na ocasião, ela teve a oportunidade de conhecer as demandas do bairro, discutir as soluções e apresentar à comunidade o plano de gestão do executivo. Acompanhada da Secretária Municipal de Cultura, Gena Clara Gil Alcon; da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos; diretor de Obras, Jânio Sérvio Mendes; vereadores Adalto de Abreu, administrador Rodrigo e Paulo Altino, Cici Magalhães conheceu de perto as necessidades dos moradores.
Entre as pautas levantadas pela comunidade, a mais pertinente foi a demora para o término da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), marcada para ser entregue à comunidade em novembro. Os moradores também relataram que o bairro tem a necessidade de uma infraestrutura adequada para evitar transtorno no período chuvoso, devido a bueiros entupidos e iluminação. A construção de um ponto de ônibus ao lado da BR 262 também foi uma reivindicação dos moradores.
De acordo com a prefeita, existe uma programação de execução, que totaliza 300 projetos que vão beneficiar os moradores. Anunciou ainda a instalação da academia ao ar livre no bairro, restando apenas, os moradores definirem o local onde será instalada.
Unidade de Saúde em debate
Os moradores estão ansiosos para ver o término da construção da Unidade Básica de Saúde, que está com as obras caminhando a passos de “tartaruga”. Ao ser questionada o motivo da lentidão, a prefeita explicou que está tendo muita dificuldade para conversação com os responsáveis pela empreiteira. Segundo ela, ficam pedindo aditivo para continuar a construção. Situação semelhante está acontecendo com a obra no Bairro Santa Luzia.
Cici explicou que a empresa não está cumprindo o que foi estabelecido pelo município. Agora, será feita uma notificação à empresa dando um prazo para continuar, ou será rompido o contrato. A partir daí, será convocado o segundo colocado ou será aberto um novo processo licitatório. A assessoria jurídica está estudando os meios legais, para acabar com o impasse. “Temos de seguir o que a lei determina. A empresa será notificada para dar uma resposta ao município e, em seguida, as medidas serão devidamente tomadas”, disse.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro São Vicente, Lúcia Reis ressaltou a importância da participação dos moradores, bem como a presença da prefeita na reunião. “Reivindicamos e esperamos o melhor. A construção da Unidade de Saúde nos deixa bastante preocupados, já que o impasse entre construtora e município precisa ser sanado, para a comunidade não ficar sofrendo”, conclui Lúcia Reis.
Eduardo Satil