DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Ação de conscientização contra o tabaco e outras drogas é realizada em Manhuaçu

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A organização avalia que mais de um bilhão de pessoas, ou seja, quase um terço da população mundial adulta, sejam fumantes.

A incidência dessa doença fez o Governo Brasileiro criar em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado neste sábado, 29, com a intenção de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo cigarro.

Em Manhuaçu, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (COMAD), Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, realizaram na sexta-feira, 10/11, uma mobilização popular através de orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto ao tratamento do vício em tabaco e outras drogas, além de disponibilizar equipamentos para aferir a pressão e realizar o teste de glicose. O evento aconteceu no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho.

Para chamar atenção, um cigarro gigante foi exposto no centro da cidade, com cartazes temáticos contra o hábito de fumar, bem como intervenções individuais que foram realizadas por representantes do COMAD e Secretaria Municipal de Saúde sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas.

De acordo com o educador físico do NASF, Fernando Rocha de Jesus, a iniciativa faz parte de uma conjuntura de ações antitabagista promovida pelo Ministério da Saúde, que tem as equipes do NASF e ESF’s como força motriz do programa nacional de controle do tabagismo, desenvolvido no município através do trabalho das equipes multiprofissionais das unidades de saúde.

Segundo o presidente do COMAD, Luiz Veras, um fato que chama a atenção é a iniciação no tabagismo, crianças e adolescentes são alvos fáceis de propagandas em veículos de comunicação e até mesmo por influência dos pais. “Além do mais, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os estudantes. Portanto, conclui-se que o cigarro se torna uma porta de entrada para outras drogas ilícitas, que acarretam em mais prejuízo para a saúde da pessoa”, salienta.

Ouça a entrevista com o presidente do COMAD, Luiz Veras:

A secretaria municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, enfatiza que a questão do tabagismo é uma grande preocupação da saúde pública no Brasil, pois é uma doença grave que pode acarretar em outras complicações ao longo da vida de fumante.

Ouça a entrevista com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório: 

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo