Reinaugurado Memorial Padre Júlio Maria De Lombaerde
Na tarde de segunda-feira, 16/10, foi realizada a reinauguração do Memorial Histórico Pe. Júlio Maria De Lombaerde. O Memorial surgiu em 1969, inicialmente como museu. A medida que o tempo passou, o local foi ampliado com inovações próprias de cada época, mas sem perder a sua essência, que é o registro da missão e da espiritualidade do Pe. Júlio Maria De Lombaerde.
De acordo com Pe. Heleno, o Memorial conta com fotografias e objetos de uso pessoal do fundador, que complementa um espaço de reflexão e aprofundamento sobre o carisma do Pe. Júlio Maria. “Tentamos reproduzir em manequins algumas vestes usadas pelo Pe. Júlio Maria durante sua missão na África, Europa e no Brasil. Procuramos contar uma história de 140 anos através de acervos fotográficos e documentais sem perder o fundamento sob o qual foi construído este Memorial”.
Ouça a entrevista com o organizador do novo Memorial Histórico Pe. Júlio Maria De Lombaerde, Pe. Heleno:
O Memorial Histórico Pe. Júlio Maria De Lombaerde mescla passado e presente sob a ótica de acervos e registros antigos, aonde os visitantes podem conhecer um pouco mais a vida e obra do Fundador dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. “A gente vive em uma cultura pós-moderna contemporânea em que algumas pessoas parecem querer descartar aquilo que não é de época, inovador e da moda. E nós observamos que é possível pegar o passado com a riqueza do presente e conciliar as duas coisas e tornar uma obra de arte bela”, enfatiza.
Tribuna do Leste – Danilo Alves / Leonardo Medeiros