Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora elegem o Novo Governo Geral
Os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, filhos espirituais do Pe. Júlio Maria De Lombaerde, reunidos entre os dias 16/10 a 20/10, em Manhumirim, para o XVI Capítulo Geral Ordinário Eletivo, sob a assessoria do Dom Vicente de Paula Ferreira, CSsR, elegeram, o Novo Governo Geral, para a animação da vida religiosa sacramentina, que ficou assim constituído: Pe. José Raimundo da Costa “Mundinho”, SDN (Superior Geral), Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN (Conselheiro), Pe. Izaías Júnior de Andrade, SDN (Conselheiro), Pe. Luís Carlos Ramos, SDN (Conselheiro), Pe. Carlos Roberto Altoé, SDN (Conselheiro) – quadriênio 2018 – 2021.
O tema do XVI Capítulo de 2017 foi “Homens eucarísticos numa sociedade líquida” e o lema: “Participamos de um único pão para formarmos um só corpo”.
O Superior Geral é o centro e unidade da família sacramentina. Sua principal missão é a de animar os religiosos para que sejam fiéis à vida evangélica e ao carisma congregacional, dinamizando a vida religiosa e missionária, fomentando a unidade e o trabalho com empenho para o crescimento da Congregação e do Reino de Deus, no serviço aos irmãos e irmãs.
Pe. Mundinho, Superior Geral eleito, diz que a escolha de seu nome foi uma boa surpresa. “Uma responsabilidade muito grande, confesso que nunca planejei isso para minha vida, foi um acontecimento inédito, mas como estamos sempre à serviço da Congregação e da Igreja, então me coloquei à disposição para assumir essa função de animação e coordenação, através da eleição Capitular”, explica.
Ele destaca também o trabalho de animação dos Missionários. “A Congregação não está só aqui em Minas, temos comunidades em outros estados, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, temos também uma comunidade na África (Angola), então a minha missão é dar animação aos Missionários, com uma assistência presencial, visitas, e acompanhamento dos trabalhos e áreas de missão, essa é a continuação do trabalho”, destaca.
Pe. Aureliano de Moura Lima, Superior Geral no quadriênio 2014-2017, faz uma avaliação do período em que esteve à frente da Congregação. “Considero que foi um período bom para mim, avaliando do ponto de vista mais pessoal, me ajudou a amadurecer, perceber a realidade de cada membro da congregação, de cada padre, irmão. Aprendi a respeitar a trajetória individual de cada um, e a tomar decisões firmes quando ela se fez necessária. Pessoalmente saio mais amadurecido. Durante esse período de quatro anos eu e os conselheiros nos colocamos a serviço de toda a congregação, de nossa comunidade para que pudessem prestar serviço a Igreja, ao reino de Deus, onde nós estamos como Sacramentinos de Nossa Senhora”, pontua.
Diferente dos Capítulos anteriores, foi a primeira vez que leigos puderam participar de parte do processo. Esta ação foi incentivada por Dom Vicente de Paula Ferreira, que durante um retiro, indagou os presentes se os leigos participavam do Capítulo. E a partir dessa indagação, Pe. Aureliano de Moura Lima conta que propôs aos membros da Congregação que os leigos participassem de algum modo das atividades relacionados ao XVI Capítulo de 2017, sem que os mesmos interferissem de forma interna nas ações praticadas. “Decidimos convidar alguns representantes das nossas paróquias e também das comunidades para que prestigiassem a abertura do Capítulo. De modo que participaram da celebração da eucaristia, do rito de abertura e perceberam a seriedade com que nós vivemos este momento”. De acordo com Pe. Aurealino de Moura Lima, há também a necessidade de envolver os leigos na missão dos Sacramentinos. Para que, mesmo aqueles que são casados ou solteiros, ou vivem dentro da sua vida cotidiana, possam participar da missão e do carisma como Eucarísticos Marianos, e ajudem a levar adiante a missão que o Pe. Júlio Maria De Lombaerde deixou.
O novo Governo da Congregação tomará posse no dia 11 de janeiro.
Danilo Alves / Leonardo Medeiros / Jailton Pereira / Fotos: Mariza Tuelher